Número de câmeras usadas para vigiar o DF sobe de 70 para 644

Listen to this article

Apesar do incremento ocorrido de 2018 a 2020, equipamentos cobrem apenas 20% do território. Ideia é chegar a 60% até setembro

Ainstalação de câmeras de vídeo para o monitoramento do Distrito Federal aumentou 820% nos últimos dois anos. O número de equipamentos saltou de 70, em janeiro de 2018, para 644 no início de 2020. As imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), núcleo onde profissionais da segurança pública checam, em tempo real, o material produzido.

O núcleo reúne servidores das polícias Civil e Militar, dos bombeiros, de secretarias do GDF e do Departamento de Trânsito (Detran), entre outros órgãos. O trabalho, ressalta a pasta de Segurança Pública (SSP), é fundamental para responder rapidamente a situações como crimes e outras ocorrências.

Em 2019, a SSP atingiu a marca de 644 equipamentos de videomonitoramento, entre fixos e móveis. Desse número, 581 transmitem imagens para o Ciob. A licitação para implantar o sistema foi feita em 2013, mas após idas e vindas e uma série de questionamentos judiciais, a iniciativa só deslanchou a partir de 2018.

Mesmo com o aumento expressivo no número de câmeras, a cobertura alcança apenas 20% da área urbana Distrito Federal. Hoje, são monitoradas oito regiões administrativas (RAs): Plano Piloto (área central), Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas e Águas Claras.

No entanto, de acordo com o planejamento da SSP, a expectativa é que, até o fim de setembro, outras 12 RAs sejam atendidas. Dessa forma, 60% das áreas urbanas da capital estariam cobertas por câmeras e acompanhamento do Ciob, segundo a secretaria.

Ainda de acordo com estimativa da Secretaria de Segurança Pública, até o final de 2020, mais nove regiões estarão com o Projeto de Videomonitoramento Urbano implantado, totalizando o previsto em contrato para aquisição das câmeras.

Hoje, o Centro Integrado de Operações de Brasília reúne 22 órgãos, instituições e agências do GDF voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviços públicos e fiscalização. Equipes de plantão se revezam no monitoramento.“As imagens que chegam ao Ciob por meio do sistema de videomonitoramento contribuem, junto ao policiamento ostensivo da Polícia Militar, para a diminuição da criminalidade e o aumento da sensação de segurança”, ressaltou a secretaria por meio de nota.

“As imagens que chegam ao Ciob por meio do sistema de videomonitoramento contribuem, junto ao policiamento ostensivo da Polícia Militar, para a diminuição da criminalidade e o aumento da sensação de segurança”, ressaltou a secretaria por meio de nota.

origem: Metropoles

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.