Sistema de monitoramento de Goiânia ganha 55 novas câmeras

Listen to this article

O sistema de monitoramento de vídeo de Goiânia ganha 55 novos equipamentos. Segundo a Prefeitura, elas serão instaladas, numa primeira etapa, em oito pontos do município, com destaque para o Setor Central e Setor Norte Ferroviário, que receberão cerca de 25 equipamentos.

Das 55 novas câmeras, cinco já estão instaladas na Rua do Lazer. Segundo a administração, a instalação dos equipamentos vem de investimentos por parte de empresas de telefonia em Goiânia.

Os recursos de expansão da rede de telecomunicaçõsestão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e são realizados como contrapartida  para que algumas empresas de telefonia utilizem espaços públicos da cidade para a instalação e funcionamento de infraestrutura de Estação Rádio Base (ERB).

“Desde 2017 o município conta com uma nova regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, o que possibilitou maiores investimentos financeiros e tecnológicos por parte das empresas. Com isso, conseguimos converter parte desses investimentos pela utilização dos espaços públicos em benefício da própria população”, afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves.

Serão instalados ainda sensores de um sistema chamado Internet of Things (IOT), em livre tradução, Internet das Coisas, que são sensores que coletam informações técnicas dos locais onde estão instaladas, como, por exemplo, qualidade do ar e temperatura, que servirão de subsídios para a gestão em  estudos e ações nas mais diversas áreas.

O Centro de Gestão Integrada (CGI), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) é outro local que recebeu investimento com instalação de novas câmeras. A central recebeu 12 telas de LED de 50 polegadas e quatro microcomputadores de última geração, que criaram duas novas posições de monitoramento no CGI.

No total, a cidade deve receber até o final deste ano cerca de 500 câmeras de monitoramento. “Com a instalação desses equipamentos, teremos rede maior de monitoramento e informações sobre a cidade e poderemos dar maior segurança à população, além de possibilitar à administração municipal informações em tempo real que poderão auxiliar na resolução de demandas urgentes em tempo hábil”, afirma Henrique Alves.

origem: Diário de Goiás

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.