Com novas câmeras, sala de monitoramento da Brigada será readequada

Listen to this article

O conserto e instalação de novas câmeras de segurança, assim como leitores de placas, são fortes aliados à segurança pública de Venâncio Aires. Os equipamentos novos estão instalados e faltam alguns detalhes para que todos entrem em funcionamento. Por outro lado, o secretário municipal de Segurança, Dário dos Santos Martins, terá que fazer algumas readequações na sala de monitoramento da Brigada Militar. Com os novos equipamentos, faltam monitores para fazer o acompanhamento de todas as câmeras.

Em 2012, 20 câmeras de monitoramento foram instaladas na área central e locais considerados possíveis rotas de fuga. Com o tempo, pararam de funcionar por falta de manutenção. “E duas delas desapareceram ainda em meados de 2016 ou início de 2017”, observa Martins. Segundo ele, os aparelhos estavam instalados no trevo principal na RSC-287 e no trevo de Grão Pará.

CERCAMENTO
Bandeira do secretário municipal de Segurança, o cercamento eletrônico saiu do papel e a expectativa de Martins é que ainda esta semana os equipamentos entrem em funcionamento. Ele menciona que 13 câmeras consertadas já voltaram a funcionar e que outras seis novas foram instaladas. “E além disso, outras duas, com uma tecnologia mais avançada, estão sendo adquiridas para reposição”, disse. Assim, em breve a Capital do Chimarrão contará com 21 câmeras de videomonitoramento.

Paralelo a este trabalho, estão sendo finalizadas a instalação dos 11 leitores de placas, os denominados ‘dedos-duros’. Eles foram posicionados nas principais vias de acesso à cidade e só dependem de ligação na rede elétrica para começarem a funcionar.

Os equipamentos estão interligados a uma central de monitoramento, em Porto Alegre, que está espelhada a uma central, na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), em Santa Cruz do Sul. Assim que for detectada uma irregularidade em um veículo (furtado, roubado, clonado ou com a documentação vencida), imediatamente a central de monitoramento instalada junto a Brigada Militar é avisada e a viatura que estiver mais próxima é despachada para atender a ocorrência.

Além do conserto das câmeras, a Prefeitura fará a compra de três impressoras portáteis. Duas serão repassadas a BM, em comodato, e outra permanecerá com o Departamento de Trânsito. Segundo a assessoria de imprensa, também será adquirido um radar móvel para ser utilizado em operações conjuntas, um smartphones para os fiscais de trânsito, e telas novas para a sala de monitoramento. O investimento chega a R$ 950 mil, financiados pelo município junto ao Badesul.

Para o tenente Leandro Altermann, comandante dos 1º e 2º Pelotões da 3ª Companhia, além do reforço no efetivo e a vinda de uma base móvel (que será entregue na próxima reunião do Consepro, no dia 24), as novas câmeras e o conserto das já existentes trarão mais segurança. “Isso nos permite um acompanhamento em tempo real da movimentação da área urbana e acessos da cidade, assim como nas praças centrais, proporcionando planejamento no deslocamento de viatura”, argumenta.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.