Câmeras de reconhecimento facial no terminal de ônibus de Limeira

Escutar o áudio deste artigo

O equipamento opera como “Central de Atendimento Remoto”, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência

Foi inaugurado na sexta-feira (10), em Limeira, um sistema de inteligência artificial para monitoramento no Terminal Urbano da cidade. A tecnologia permite o reconhecimento facial e funciona com nove câmeras conectadas 24 horas. A prefeitura afirma que é o mais “o avançado dispositivo de monitoramento em atividade do país”.

O sistema de monitoramento está diretamente ligado ao Centro de Operações Integradas (Copi), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, que é operado pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O equipamento opera como “Central de Atendimento Remoto”, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência. “Basta apertar um botão e falar diretamente com o Copi”, explica Mário Botion, prefeito de Limeira. O dispositivo está instalado em uma coluna na parte central do terminal.

Botion destacou que pretende expandir a tecnologia para toda cidade, principalmente nos prédios públicos. Ele ainda agradeceu ao vereador Betinho Neves, por intermediar a parceria com a Plastcor do Brasil. Criada em 2001, a empresa produz de equipamentos de segurança individual..

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, informou que as câmeras têm alcance de até 1 quilômetro, permitindo até mesmo o monitoramento da parte de baixo do Terminal Rodoviário. Ele mencionou ainda que o Copi precisou passar por uma remodelação, a fim de estabelecer a conexão com o novo sistema.

“Essa tecnologia tem capacidade para identificar mais de 30 atributos de veículos e de pessoas, e futuramente, poderemos inserir bancos de dados de pessoas foragidas da Justiça”, relatou.

Na eventual presença de suspeitos, Marchi esclareceu que o sistema dispara automaticamente um alarme no Copi.

origem: Câmeras de reconhecimento facial são instaladas no terminal de ônibus de Limeira | Band (uol.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.