Ícone do site GuiadoCFTV

Tecnologia de compactação de música reduz arquivos

Listen to this article

Com instrumentos ‘virtuais’, pesquisadores conseguem padrão mais compacto que MP3. Idéia é fazer computador transformar maneira de tocar instrumento em instruções.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia para arquivos digitais de música que promete aumentar em até mil vezes a capacidade de armazenamento de tocadores de MP3, como o iPod. Um iPod shuffle de 1 GB seria capaz, por exemplo, de armazenar 240 mil músicas, mais do que as 40 mil que cabem atualmente em um iPod de 160 GB.

O plano, na verdade, consiste em criar arquivos ainda menores que o MP3. Mas, em vez de conter uma gravação completa de toda a música, o novo arquivo é apenas um “guia” de como os músicos tocam cada um dos instrumentos que fazem parte de uma canção. Um computador, já programado com uma “cópia digital” dos instrumentos, utiliza esse “guia” para reproduzir a música.

Saiba mais

* » Tocador de MP3 comemora 10 anos de vida
* » MySpace vai vender músicas de gravadoras no Brasil, diz diretor
* » Apple negocia com gravadoras serviço de acesso ilimitado a músicas
* » iTunes se torna segunda maior loja de músicas nos EUA
* » Vendas de música digital crescem mais de 150% no Brasil

Na apresentação da nova tecnologia, durante evento em Las Vegas, foi exibida uma gravação de 20 segundos de um solo de clarinete, que resultou em um arquivo de menos de 1 Kilobyte.

Para ‘ensinar’ o computador a tocar clarinete, o pesquisador Mark Bocko mediu todos os aspectos que influenciam na sonoridade do instrumento – desde a pressão que o músico precisa fazer para soprar a “boquilha” até a forma de propagação do som pelo objeto. Com esses dados, Bocko criou uma versão digital do instrumento. Em teoria, como foi construído a partir de medições acústicas, o clarinete “virtual” é uma cópia exata do real.

Origem: Globo G1

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile