Monitoramento de ônibus via satélite começa a funcionar em SP

Listen to this article

Com o sistema é possível saber a lentidão nos corredores e o tempo médio da viagem. Recomendação aos passageiros é que apontem eventuais atrasos.

Começou a funcionar nesta segunda-feira (12) o novo sistema dos ônibus da cidade de São Paulo. A SPTrans promete acompanhar a circulação dos veículos via satélite para fazer a previsão das chegadas e partidas. Por meio do sistema, é possível saber a lentidão nos corredores e o tempo médio da viagem. As informações estarão disponíveis também na internet.

Esta manhã, no Centro de Monitoramento da SPTrans, o sistema operava normalmente. Mas a reportagem do SPTV flagrou a falta de informações em pontos dos corredores das avenidas Rebouças e Nove de Julho e na Rua da Consolação. Já no Terminal João Dias, as partidas saíram pontualmente.

Mudança

Antes, os painéis nos terminais até davam uma idéia de quando os veículos deveriam chegar, mas nada muito exato. “Sempre diz que é dez, 15 minutos no máximo e fica 40. A gente desiste daquele ônibus, vai para outro lugar, para ver se encontra outro, para chegar no serviço”, conta a doméstica Maria Conceição Alves.

Agora, com o GPS, a promessa é de que a previsão se transforme em exatidão. “Se você porventura perder uma condução, você pode contar com outro em determinado horário. Fica mais fácil. Mas se não funcionar, continua como está”, avalia a copeira Mônica Reis.

Em um ponto dentro do Terminal João Dias, a reportagem do SPTV acompanhou um ônibus da linha 675i-10, com destino ao Metrô São Judas. O novo sistema mostrava no painel que o ônibus deveria partir às 9h57. E às 9h58, o ônibus saiu – apenas um minuto depois do horário.

Mas, claro, o aparelho não consegue prever os congestionamentos. O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Morais, disse que as falhas desse primeiro dia são consideradas normais. “Logicamente, dia a dia vai sendo aperfeiçoado. O sistema é um sistema grandioso. Qualquer problema que dê, imediatamente estará sendo corrigido para que o usuário tenha a informação on-line.

Morais dá uma recomendação aos passageiros. “Se o usuário perceber que um veículo – seu veículo ou a sua linha – está demorando, entre em contato imediatamente porque on-line nós entramos em contato com as empresas para que aquele ônibus chegue imediatamente.”

Do G1, com informações do SPTV

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.