Sistema de TV de emissora tem resolução 16 vezes maior que HDTV

Listen to this article

Sensor de imagem com 33 megapixels possui resolução de 7.680 pixels por 4.320 pixels. Portabilidade do sistema será em 10 anos.

Imagine assistir televisão com uma resolução 16 vezes maior do que a do atual formato de alta defininição HDTV. Isto já é possível – e em cores.

Um sensor de imagem com 33 megapixels, recentemente desenvolvido no Japão, ajudou a emissora japonesa Nippon Hoso Kyokai (NHK) a dar um passo além do preto e branco em seu sistema Super Hi-Vision (SHV).

A resolução de 7.680 pixels por 4.320 pixels é equivalente a 16 telas HDTV.

A última versão da tecnologia de próxima geração foi apresentada no Science and Technical Research Laboratories (STRL) da NHK, em Tóquio, junto com um novo circuito de processamento de sinal e uma lente de alta resolução. Além disso, foi mostrado um cabo óptico que combinado com o sensor, produz as imagens mais claras e definidas já vistas do SHV.

Em 2007, engenheiros usaram quatro sensores de imagem com 8,3 megapixels para alcançar total resolução. Mas a combinação produzia a imagem de 33 megapixels apenas em preto e branco.

Desta vez, a NHK conseguiu as cores porque foi criado um sensor único de 33 megapixel, o que permitiu aos engenheiros usarem um chip para cada cor. A fabricante Fujinon ajudou a criar as lentes de alta resolução.

Apesar de as cores existirem, ainda não há um hardware para mostrar a inovação. Além disso, há planos de diminuir o tamanho do sistema. “Planejamos tornar o sistema mais portátil e prático para os usuários. Provavelmente isto levará de 5 a 10 anos”, diz o engenheiro sênior de pesquisas da NHK, Kohji Mitani.

 

Origem: IDG News Service/Japão

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.