Pai e filho fazem iPhone com câmera voar a 30 km de altura

Listen to this article

Luke Geissbühler adaptou um balão meteorológico e o enviou a 30 km de altitude. 

Um pai e seu filho conseguiram enviar uma câmera HD (alta definição) e um iPhone a 30 km de altitude (região onde fica a alta estratosfera) e filmar o voo.

Luke Geissbühler e o filho Max, de sete anos, prenderam a câmera e o celular a um balão meteorológico. A ideia era fazer com que a falta de atmosfera estourasse o balão e ele caísse de volta na Terra.

Esse tipo de balão foi escolhido por sobreviver a temperaturas glaciais, ventos fortes e a uma possível amerissagem – como é chamada uma aterrissagem na água.

Como deveria subir até uma altitude entre 9.000 m e 12 mil m, a mesma em que voam aviões, o artefato também tinha de passar nos testes de balões meteorológicos feitos pela FAA, órgão que regulamenta os voos no país.

Pai e filho fizeram alguns testes a baixa altitude e depois levaram o balão para a cidade de Newburgh, nos Estados Unidos, onde o lançaram com o equipamento em uma pequena cápsula amarrada a ele.

A câmera e o iPhone foram protegidos das baixas temperaturas (abaixo de 0ºC) por luvas químicas que aquecem as mãos. Os dois escolheram a cidade por ser uma região pouco povoada e por ter uma loja que vende hélio, gás que faz o balão subir.

O material usado para fazer a cápsula era uma caixinha para guardar comida. Emprestado por um amigo, o iPhone foi carregado com o InstaMapper, um aplicativo grátis de geolocalização que permitiria ao celular funcionar como um farol para recuperar o balão.

O balão subiu a 7,6 metros por segundo. Depois de 70 minutos, chegou a 30 mil m, quando explodiu e caiu com a ajuda de um paraquedas, pousando em segurança a 48 km de onde tinha sido lançado.

Pai e filho passaram a noite procurando o balão. O GPS do iPhone os guiou até o topo de uma árvore gigante. A câmera conseguiu filmar cem minutos do voo. Um pequeno vídeo feito pelos dois se tornou um grande sucesso no Vimeo, um site de compartilhamento de vídeos parecido com o YouTube, onde teve mais de 1 milhão de visualizações.

Geissbühler terminou o projeto com a ajuda de seu irmão Phillip, um físico que o ajudou a descobrir como lidar com ventos fortes, baixas temperaturas e a prever o comportamento do balão.

Assista o Vídeo

 
 
 
Origem: Portal R7
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.