Fugro usa linha Uniprise® implementada pela Sticable Flex

Listen to this article

A Sticable Flex, empresa de instalações técnicas, especializada em rede de dados, telefônica e elétrica de baixa tensão, além de CFTV e infraestrutura, foi a responsável pela execução de um projeto de instalação de redes e cabeamento realizado para a Fugro Brasil Serviços Submarinos e Levantamentos Ltda, companhia brasileira membro do grupo Fugro NV, com sede na Holanda. Com isso, obteve 100% de satisfação na utilização dos produtos, atendimento e suporte técnico da Policom RJ – empresa do Grupo Policom® – responsável pelo fornecimento dos materiais utilizados. 

O projeto foi executado em um local desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras, estrategicamente situado na divisa com Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, e a Fugro foi uma das primeiras grandes empresas a se instalar no local. É também uma das primeiras empresas da região a optar pela solução Uniprise® (fabricada pela CommScope® Enterprise Solutions , líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX® e UNIPRISE), que desde maio de 2009 também está disponível noGrupo Policom e inclui cabos e conectividade para aplicações em cobre e fibra óptica.

 

De acordo com seu gerente de Tecnologia da Informação (TI), Marcelo Barbosa, a Fugro usa a rede para tudo o que executa, desde uma simples ligação até tráfego de dados para processamento em cluster. Por isso precisava de um fornecedor de confiança, além de produtos de alta qualidade, o que foi obtido com a escolha da Sticable e da Policom. "Estamos muito satisfeitos com a qualidade, preço e a instalação", garante.

 

A implantação do projeto enfrentou desafios, sobretudo devido às suas constantes alterações para adaptá-lo às novas necessidades de cabeamento que iam surgindo com o andar da obra, contou Barbosa. Segundo o gerente de TI, poderão ser contratados os mesmos serviços para projetos de expansão da Fugro: "Criamos um prédio com capacidade de expansão, sim, e provavelmente adotaremos as mesmas soluções para podermos manter o padrão".

 

Segundo Anderson da Mata, gerente de projetos Sticable Flex, o motivo da escolha do Grupo Policom tem relação com o ótimo custo x beneficio oferecido pela excelente linha de produtos que comercializa. "Superou todas as expectativas, conseguimos atender o cliente com 100% de satisfação", enfatizou.

 

O fornecimento foi realizado em novembro de 2009 e incluiu todos os materiais do escopo do projeto e serviços realizados para a Fugro que foram: implantação de rede estruturada com 700 pontos Categoria 6 Uniprise e 48 pontos de Categoria 6A SYSTIMAX Solutions® para o data center; sistema de CFTV com 32 câmeras alimentadas com cabeamento UTP através de sistema NVT, instalação de 2 DVR e 3 DIOS . Também foram usadas 5 Fibras multimodo com 4 vias para backbone de dados; 125 pares telefônicos para backbone de voz; 3 racks fechados para servidores , 3 racks G3 para cabeamento horizontal e ativos e mais 2 miniracks para locais isolados.

Sobre a Fugro

A Fugro Brasil Serviços Submarinos e Levantamentos Ltda. (Fugro Brasil) é uma empresa brasileira membro do grupo Fugro NV (que possui sede na Holanda) com experiência de mais de 20 anos na prestação de uma gama variada de serviços, atendendo principalmente a indústria de óleo e gás.

 

As principais atividades da Fugro Brasil envolvem serviços de mergulho raso e profundo, operação de ROVS, operação de embarcações especiais, serviços de survey e posicionamento, serviço de oceanografia e meteorologia e serviços ambientais. Atualmente a Fugro Brasil possui cerca de 750 funcionários divididos entre o escritório no Rio de Janeiro, e a nova base na ZEN em Rio das Ostras, onde iniciou as operações em Fevereiro de 2010.

 

A Fugro Brasil, seguindo as diretrizes do Grupo Fugro, mantém altos níveis de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, mantendo, desde 2004, certificações nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

 

Sobre a Sticable Flex

A Sticable Flex foi fundada em 2002, focada no mercado de instalações técnicas, especializada em rede de dados, rede telefônica, rede elétrica de baixa tensão, CFTV e infraestrutura. Hoje conta com um quadro fixo de 14 funcionários. Acumula há três anos um expressivo crescimento de 24% ano e tem como meta em pouco tempo figurar entre as grandes empresas deste setor no Rio de Janeiro.

Sobre a CommScope

A CommScope, Inc. (NYSE: CTV – www.commscope.com) é líder mundial em soluções de infraestrutura para redes de comunicação. Por meio da marca Andrew Wireless Solutions®, a empresa é líder mundial em soluções de subsistemas de radiofrequência para redes sem fio. A CommScope é também o principal fabricante de cabo coaxial para aplicações coaxiais de fibra híbrida (HFC). Apoiada por pesquisa, a fabricante combina competência técnica e uma tecnologia própria com recursos mundiais de manufatura, proporcionando aos clientes soluções de infraestrutura para as redes globais de comunicação em evolução em mais de 130 países.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado, direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom Cabos e Conectores (São Paulo-SP), Policom Telecomunicações (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais em outras capitais brasileiras.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom conta com aproximadamente 160 colaboradores.

 
 
 
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.