Técnica revela identidade de emails anônimos

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade de Concordia, no Canadá, criaram uma técnica que revela a identidade do autor de emails anônimos, de acordo com reportagem publicada no site Digital Trends.

O método foi considerado tão confiável que deverá ser usado como prova nos tribunais. "Nos últimos anos, temos visto um aumento alarmante no número de crimes envolvendo emails anônimos", disse o co-autor do estudo Benjamin Fung. "Esses emails podem transmitir ameaças ou pornografia infantil, além de facilitarem a comunicação entre criminosos ou enviar vírus", concluiu.Os analistas usam um sistema de identificação de padrões nos emails e filtram as informações até chegar nos suspeitos. Os testes têm sido considerados tão eficazes quanto a impressão digital e são a chave para identificar o exato autor do email. "Digamos que o email anônimo contenha erros ortográficos ou esteja inteiramente em caixa baixa. Nós usamos essas características especiais para criar uma "gravação de impressão". Com esse método podemos até determinar com alto grau de precisão o sexo, a nacionalidade ou o nível de educação do autor do email", explicou Fung. A equipe de Fung testou a técnica em um lote de 100 mensagens extraídas de 200 mil emails escritos por 158 pessoas diferentes. O time reconheceu dez emails de dez pessoas diferentes e foram capazes de identificar o autor correto com quase 90% de precisão.

 
(Portal Revista Segurança e Cia/Sp – 10/03/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping14-03-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.