Japão retoma acordo com Vietnã para fornecer tecnologia nuclear

Listen to this article

Os chefes de Governo do Japão e do Vietnã concordaram nesta segunda-feira em Tóquio em retomar seu plano de cooperação nuclear, no qual o primeiro irá exportar ao segundo tecnologia atômica civil, informou a agência local "Kyodo".

Japão obteve em 2010 contratos para construir no Vietnã duas usinas nucleares, embora o plano tenha sido provisoriamente congelado após o acidente em Fukushima provocado pelo desastre de 11 de março.

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, e seu colega vietnamita, Nguyen Tan Dung, em visita à capital japonesa, deram nesta segunda-feira sinal verde para reiniciar este e outros projetos com a assinatura de um comunicado conjunto, no qual Vietnã expressa "seu grande interesse em receber tecnologia nuclear do Japão".

Com a provisão mundial quase totalmente nas mãos da China, o Japão está muito interessado em explorar de maneira conjunta estes elementos, cada vez mais utilizados em equipamentos tecnológicos e automóveis, com vários países do sudeste asiático, onde se acredita que as terras raras estão sendo pouco utilizadas.

origem: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5445831-EI294,00-Japao+retoma+acordo+com+Vietna+para+fornecer+tecnologia+nuclear.html

 


Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.