Nova descoberta da HP poderá mudar os rumos da indústria de PCs

Listen to this article

HP revelou uma nova tecnologia que os analistas dizem que irá mudar o jogo da indústria de computadores e dispositivos pessoais. O laboratório da HP divulgou nesta sexta-feira (9/4) informações sobre um projeto de investigação batizado de memristor, uma espécie de resistor com memória. 

Embora o memristor tenha sido desenvolvido para expandir a capacidadedos dispositivos de memória, os pesquisadores da HP descobriram que também pode ser usado para cálculos de lógica.

Isso significa que dentro de seis a oito anos, o memristor poderá serusado para lidar com a memória e lógica em um mesmo chip, ao mesmo tempo. E isso, dizem os analistas, trará mudanças drásticas para a indústria de computadores.

"O memristor têm potencial de transformar o mundo da computação de cabeça para baixo", disse o analista da Gabriel Consulting Group, Dan Olds. " Eles são o processador e o armazenamento, que agem como as sinapses do cérebro humano. Juntos, parecem ser muito mais rápido em tarefas como reconhecimento de padrões, que os computadores convencionais".

Ainda em fase de investigação, o memristor foi projetado para ser adicionado aos chips e aos transistores funcionando como uma espécie de turbo, afirmou o pesquisador sênior da HP Labs, Stan Williams. Embora alguns relatórios disseram que o memristor foi projetado para substituiro transistor, um dos principais pilares do chip, Williams disse que nãoé o caso.

"Memristors é um supercharger de um circuito transistor integrado", disse Williams em uma entrevista. "Todos os circuitos que estamos construindo agora são híbridos, com ambos os transistores e memristors".

Este novo desenho híbrido, que poderia ser usado em PCs e pequenos dispositivos eletrônicos como telefones inteligentes, poderia mudar a arquitetura do chip de base. Hoje, a memória e as funções de computação são feitas separadamente em um chip.

Williams ressaltou que espera ver o memristors sendo usado em dispositivos de memória em até três anos. Embora fosse competir com a memória Flash, a descoberta usa menos energia e é muito mais rápida.

Para o analista da Gartner Inc., Martin Reynolds, essa novidade pode significar grandes mudanças para o setor de memória flash. "Se eles podem cumprir as suas metas – e parece que eles podem – o memristor poderia começar a aparecer em 2013, e rapidamente tomar parte do flash",acrescentou. 

Olds observou que o memristor oferece uma vantagem considerável sobreo lado logístico. São de sete a nove vezes menor do que a memória flash, ou seja, mais capacidade de armazenamento em um espaço muito menor. "Os avanços com o memristor trará algo parecido com a realidade Web 3-D. Esses dispositivos serão capazes de reproduzir de forma mais rica uma experiência visual”, afirmou.

A HP não é um fabricante de chips, por isso, Williams disse que eles estão em parceria com um "casal" de empresas em seu novo design do chip.Ele não quis citar os fabricantes envolvidos.

 

Origem:

 

Marcelo Peres

Editor do Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:

mpperes@guiadocftv.com.br

 

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.