IEEE desenvolve padrão para internet das coisas

Listen to this article

Norma de interoperabilidade deve abranger dispositivos conectados e aplicativos relacionados à automação residencial, sistemas industriais, telemática, entre outras áreas.

O IEEE  (Institute of Electrical and Electronics Engineers) iniciou um esforço para construir uma arquitetura global para Internet das Coisas, abrangendo uma grande variedade de indústrias e tecnologias.

O Grupo IEEE P2413 começou a trabalhar, em julho, no desenvolvimento de uma norma de interoperabilidade entre dispositivos conectados e aplicativos relacionados à automação residencial, sistemas industriais, telemática e todos os outros setores que devem usar a Internet das coisas nos próximos anos.

Reservando espaço para as diferenças entre as indústrias, a norma permitiria o compartilhamento de dados entre os sistemas da Internet das coisas, de acordo com Oleg Logvinov, presidente do Grupo de Trabalho IEEE P2413.

O grupo P2413 espera definir os blocos básicos de construção de sistemas de Internet das coisas, que sejam comuns a todos os setores. Por exemplo, espera-se transformar a informação proveniente de diferentes plataformas em objetos de dados comumente entendido. A expectativa é que o padrão seja desenvolvido até 2016.

A cooperação com outras organizações, incluindo ETSI (Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações), ISO (International Organization for Standardization) e o grupo oneM2M machine-to-machine, faz parte do plano de trabalho do P2413. Atualmente, 23 fornecedores e organizações estão representadas no grupo, incluindo a Cisco Systems, a Huawei Technologies, General Electric, Oracle, Qualcomm e a ZigBee Alliance.

Com informações de Agências Internacionais

Origem: http://ipnews.com.br/telefoniaip/index.php?option=com_content&view=article&id=31649:ieee-desenvolve-padrao-para-internet-das-coisas&catid=29:internacional&Itemid=459

 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.