A IoT já chegou à sua operação?

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Coleta de dados do equipamento em tempo real, de condições operacionais, ou do ambiente e de como cada ativo individual funciona dentro da frota. Já imaginou ter rápido acesso a tudo isso por meio dos sensores?

Em 2020, os 33 bilhões de dispositivos conectados no planeta não serão mais apenas os 12 bilhões que existem atualmente, e que já estão presentes em nossas vidas através dos veículos, de nossas casas e de nós mesmos com os sensores tecnológicos que se implementarão em quase todas as peças de equipamentos ao longo da linha de produção. Estas informações disponíveis irão muito além de qualquer outro dado que temos até agora, e criarão oportunidades enormes para baixar custos, melhorar o serviço e conseguir novas fontes de receita.

Esta nova tecnologia deve ser aproveitada, você sabe quais ações devemos tomar caso queiramos ser os primeiros a obter os benefícios? Basicamente, as oportunidades estão divididas em duas categorias:

1.       Excelência operacional – As novas tecnologias melhoraram a eficiência, os serviços e a produtividade dos ativos e ao fazê-lo, diminuíram os custos e melhoraram as margens.

2.       Inovação no serviço – Explorar a informação disponível para criar novos serviços para os clientes que melhoram a competitividade ou criam novos fluxos de receita.

O uso da informação a partir de sensores incorporados para fazer a transição de uma manutenção preventiva a uma manutenção preditiva é uma forma comprovada para baixar custos e melhorar o serviço.  A maioria dos equipamentos ainda se mantém com base no tempo do calendário ou pelo volume de produção, por exemplo: considera-se o intervalo de tempo entre as inspeções de serviço ou calcula-se a quantidade de quilowatts de energia consumida pelo equipamento. No entanto, a monitoração real de desempenho do equipamento, que considera fatores como a temperatura operativa, as taxas de fluxo e o consumo energético, são indicadores muito melhores para saber quando a manutenção é necessária, o que permite contar com opções de um serviço antes do ciclo, evitando danos ao maquinário ou posteriores ao ciclo, diminuindo os custos de reparação.

Esta flexibilidade na programação do serviço pode gerar novas oportunidades de receitas ao aproveitar as subidas da demanda e também ao reprogramar os planos de manutenção com segurança.  Além disso, considere quanto tempo se perde hoje em dia com inúmeras visitas técnicas de equipamentos remotos. Primeiro para fazer o diagnóstico e depois para a reparação. Os sensores sofisticados de auto diagnóstico do equipamento são muito mais eficientes para identificar as falhas imediatamente, de modo que o engenheiro adequado trabalhe no serviço adequado e os componentes que apresentem defeito sejam reparados em uma única visita.

origem: http://ipnews.com.br/telefoniaip/index.php?option=com_k2&view=item&id=3906:a-iot-j%C3%A1-chegou-%C3%A0-sua-opera%C3%A7%C3%A3o?

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

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Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

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