Como usar a tecnologia para garantir a segurança do seu condomínio

Listen to this article

Todo e qualquer condomínio, de qualquer extensão, pode usufruir dos benefícios de um bom sistema de segurança com o objetivo de garantir a tranquilidade de seus moradores. A tecnologia pode ajudar e o sistema de segurança eletrônico pode ser instalado por etapas, por exemplo, começando por um sistema de portaria inteligente.

Uma dessas possibilidades é a portaria virtual, que dispensa a presença física de um porteiro na entrada do condomínio, o que permite maior segurança. Quando um visitante chega, ele aciona o porteiro eletrônico, que encaminha a ligação para uma central de monitoramento remoto. A chamada, então, é desviada para o morador e este decide se deve ou não abrir a porta.

Isso só é possível graças a uma associação de tecnologias, começando pela câmera de segurança, responsável por mandar as imagens para a central de monitoramento, equipada com uma central telefônica Impacta (modelos 94/140/220 ou 300) com placa ICIP, onde ficam localizados os administradores e gestores de imagem e voz. Também é necessária a instalação de um porteiro eletrônico (modelo XPE 1001 T Intelbras) permitindo que o gestor destrave a porta à distância.

A portaria virtual pode ainda oferecer mais uma camada de segurança. Alguns modelos permitem redirecionar a chamada para um número de telefone fixo ou celular, o que possibilita simular sua presença, dando a impressão que a casa não está vazia. Esse sistema, que simula a presença de uma pessoa dentro da residência, é um dos mais eficientes para minimizar riscos de roubos e furtos.

A tecnologia do porteiro virtual vai além do simples interfone. Também existem os videoporteiros, que mostram a imagem do visitante por meio de uma câmera, responsável por capturar e transmitir o vídeo em tempo real para uma tela. 

As câmeras de vigilância também são uma parte importante do sistema de segurança de qualquer condomínio. Já falamos em outro texto sobre as vantagens das câmeras IP e como instalá-las de modo eficiente. Mais detalhes no link

No entanto, quando se trata de condomínios, também é importante investir em um gravador digital de vídeo em rede, o NVR, capaz de gerenciar múltiplas câmeras e possibilitar a integração a um sistema de circuito fechado de televisão.

Os NVRs permitem armazenar o vídeo capturado em discos rígidos e a transmissão das imagens em tempo real pela internet, permitindo que sejam acompanhadas por meio de dispositivos móveis.

origem: http://olhardigital.uol.com.br/solucoes_corporativas/noticia/como-usar-a-tecnologia-para-garantir-a-seguranca-do-seu-condominio/50101

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.