Cientistas usam átomos para criar HD de 1 mm com 500 TB de espaço

Listen to this article

Cientistas da universidade técnica de Delft, na Holanda, criaram um novo sistema de armazenamento de dados que usa átomos para reter dados em uma estrutura tão densa que em 1 mm seria possível guardar 500 TB de informação. 

Considerando que, hoje, a forma mais segura de guardar essa quantidade de arquivos envolve usar muitos discos (é possível usar 50 discos rígidos de 10 TB, por exemplo), a descoberta dos pesquisadores pode abrir espaço para sistemas muito mais compactos e econômicos do ponto de vista energético.

A estrutura do disco criado na universidade pode ser desmembrada em frações de 1 kilobyte e que cabem em pequenos retângulos de cobre, que medem 96 por 126 nanômetros, que significa ser 800 vezes mais fino que a espessura de um fio de cabelo. A base de cobre é polvilhada por átomos de cloro, que servem para estabilizar uma matriz que representa os dados.

Usando princípios da física quântica, os cientistas criaram um mecanismo que move os átomos conforme a necessidade. Posicionando um átomo de cloro sobre um de cobre, o sistema reconhece a posição como o 1 do código binário. Se, por outro lado, o cloro está embaixo, o valor é o 0.

O resultado desse método é um meio de armazenamento que atinge uma densidade de 500 terabits por polegada quadrada, algo equivalente a 500 vezes a densidade dos melhores discos rígidos vendidos comercialmente no momento. Os cientistas da universidade holandesa estimam que, a esse nível, é possível armazenar todos os livros já escritos pela humanidade em um HD do tamanho de um selo postal.

Atualmente, a pesquisa é encarada como promissora pelos cientistas, ainda que uma aplicação prática desse método de armazenamento esteja um pouco longe do uso comercial. O HD atômico apenas funciona em ambiente de vácuo perfeito e em temperaturas próximas do zero absoluto.

origem: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/cientistas-usam-atomos-para-criar-hd-de-1-mm-com-500-tb-de-espaco.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.