Rio 2016: tecnologia mudará a experiência das pessoas, diz Arie Halpern

Listen to this article

Arie Halpern é economista e empreendedor com foco em inovações e tecnologias disruptivas e escreve para o blog Disruptivas e Conectadas

O continente que circulará pelos campos, quadras e arenas da Rio-2016 é de mais de 11 mil atletas, de 205 países, 70 mil voluntários e 25 mil jornalistas do mundo todo. Por trás da estrutura montada para fazer dessa uma experiência única para atletas e espectadores, muita tecnologia de ponta. “Haja tecnologia para conectar mais de 5 bilhões de pessoas que assistirão às 170 mil horas de conteúdo produzido”, diz o economista e empreendedor Arie Halpern, que trabalha com inovações e tecnologias disruptivas. “Para produzir o conteúdo das 42 diferentes modalidades de esportes e das 23 modalidades de esportes paraolímpicos, as maiores empresas do mundo trouxeram alguns dos maiores avanços da tecnologia para o País.”

Uma das fornecedoras de soluções tecnológicas para os Jogos de 2016, a Cisco criou um infográfico para mostrar os números impressionantes do projeto. Ela estima que 54 milhões de dados de informação serão processados e transmitidos e 9 milhões de ingressos, validados. Vídeos serão transmitidos por 150 emissoras de todo o mundo. Na parte de infraestrutura, o evento contará com 60 toneladas de equipamentos, mais de 30 milhões de módulos de hardware, 5 mil pontos de acesso wi-fi e 177 dispositivos de segurança na rede.

O ministro do Esporte, George Hilton, durante evento em Belo Horizonte, afirmou que foram instaladas 280 milhões de linhas telefônicas para atender à demanda durante a Rio-2016, sendo 30% para smartphones, e 80 milhões de pessoas presentes ao evento terão equipamento para gravar e enviar vídeos, mensagens de voz e fotos. “O streaming será a sensação dos Jogos”, diz Arie Halpern. “O que é muito interessante se pensarmos que nas Olimpíadas de Londres 2012 o Snapchat ainda não existia, e o serviço de vídeo por streaming do Facebook é bem recente.”

Arie Halpern ressalta que a tecnologia não estará apenas nos sistemas de segurança e transmissão de dados, mas em todo lugar, inclusive dentro das arenas e campos. Um exemplo é a tecnologia da Omega, para cronometragem dos resultados do atletismo e da natação. Contadores de voltas à prova d’água que atualizam automaticamente a contagem de tempo quando o nadador toca a parede serão utilizados nas provas de natação de 800 metros e 1500 metros. Sensores da Omega também estarão presentes no arqueirismo, para que os espectadores tenham uma visão precisa. Os sensores serão importantes ainda para acompanhar e analisar a saúde dos atletas, pois vão monitorar informações físicas sobre eles.

Outras novidades: a Visa e o Bradesco fizeram uma parceria para disponibilizar uma pulseira que utiliza o sistema NFC para substituir cartões de crédito. Um anel com a mesma funcionalidade, também da Visa, foi entregue a atletas patrocinados. E, para aqueles que não poderão se deslocar até a cidade maravilhosa para assistir ao evento, a rede de televisão americana NBC transmitirá 85 horas de programação em realidade virtual para quem possui os óculos Gear VR.

“Por meio da tecnologia olímpica, se garantirá que todos os esportistas estejam em pé de igualdade em suas competições, com uma nova forma de realizar testes de doping”, explica Arie Halpern. O Comitê Olímpico anunciou que as amostras de sangue dos atletas serão testadas após o evento. A tecnologia utilizada verificará se os participantes receberam DNA sintético que estimula a produção de eritropoietina, um hormônio que aumenta a produção de hemácias e, consequentemente, melhora a performance.

Outros exemplos: fones de ouvido que enviam sinais elétricos para estimular os músculos dos atletas durante o treino são realidade, assim como a roupa antibacteriana que protege os nadadores de doenças; tênis feitos com impressão 3D; e óculos de sol com tecnologia capaz de deixar detalhes mais nítidos ao filtrar a luz que entra. Se depender da tecnologia, as Olimpíadas do Rio 2016 serão de ponta.  

https://youtu.be/CwROQXPu128

origem: https://noticias.terra.com.br/dino/rio-2016-tecnologia-mudara-a-experiencia-das-pessoas-diz-arie-halpern,143bb7f49575aab487b705689d6c0c95bkazzibv.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.