Cientistas conseguem transmitir 1 Tbps via fibra óptica

Listen to this article

Embora testes com fibra óptica capaz de transmitir dados medidos em terabit não sejam novidade, pela primeira vez pesquisadores chegaram perto de uma solução que possa ser aplicada a redes domésticas.

Acontece que havia um problema a ser resolvido com transmissões tão poderosas: elas só funcionavam em ambientes controlados que não se assemelham à realidade do dia a dia. Quando colocados à prova, os cabos não aguentavam os altos níveis de variação de canais e de tráfego.

Isso foi resolvido em testes conduzidos em conjunto entre a Nokia Bell Labs, a Deutsche Telekom e a Universidade Técnica de Munique, segundo informa o Engadget.

https://www.engadget.com/2016/09/18/nokia-terabit-fiber-optic-speeds

Eles aplicaram uma técnica de modulação chamada Probabilistic Constellation Shaping, que dá preferência a pontos com baixa amplitude durante as transmissões ao invés de tratar todos de forma igualitária, como acontece com a fibra tradicionalmente.

A diferença é que os pontos escolhidos são menos suscetíveis a ruídos, o que permitiu que se atingisse velocidades 30% superiores, já que é possível adaptar a taxa de transmissão de acordo com o canal. De acordo com o Engadget, a técnica foi tão eficaz que os cientistas quase atingiram o pico de velocidade previsto para uma conexão via fibra.

Origem: Olhar Digital

Engº Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.