Metrô de SP terá câmeras de reconhecimento facial para vigilância

Listen to this article

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou na última sexta-feira (28) um edital de licitação, no Diário Oficial do Estado, para implantar um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que operam na cidade de São Paulo.

Segundo o próprio Metrô, no Twitter, o sistema de monitoração eletrônica por câmeras a ser contratado “inclui reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas”.

O sistema reconhecimento facial, afirma o Metrô, tem como objetivo a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras. “O projeto inclui funções de inteligência, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Além disso, será implantado um novo sistema com autonomia para 30 dias de armazenamento de imagens. Atualmente, o monitoramento eletrônico do Metrô SP é feito por câmeras analógicas e outras digitais, nem todas integradas aos centros de controle operacional e de segurança”, diz.

Vale relembrar que o sistema privado de metrô, ViaQuatro, que gere a linha amarela, já testou um esquema com portas interativas e reconhecimento facial para vender propagandas aos usuários.

No caso da licitação atual, o Metrô de SP confirma que vai armazenar as imagens de passageiros por até 30 dias. Contudo, em 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados deixa claro como essas informações, que são sensíveis, devem ser tratadas. Sobre isso, o Metrô ainda não fez comentários.

Origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.