Soluções baseadas em IoT podem salvar vidas no monitoramento de barragens

Listen to this article

Diretor geral da Sensemetrics, startup americana, conversou com o Portal IPNews e explicou como as tecnologias que aplicam internet das coisas podem trazer benefícios para as mineradoras.

O rompimento da barragem em Brumadinho, que aconteceu em janeiro deste ano, tomou proporções ainda maiores devido a falha nas sirenes de alertas, que não tocaram, provavelmente, em razão de falhas no sistema instalado, agravado pela rapidez em que tudo aconteceu. Com o intuito de evitar acidentes como este, algumas empresas estão desenvolvendo soluções baseadas em tecnologias que aplicam a internet das coisas (IoT). E umas dessas companhias é a Sensemetrics, startup americana de IoT para aplicação industrial com foco em mineração, construção e represas. A empresa é representada pela Industrial-IoT Solutions no Brasil.

Com o uso de soluções de IoT, é possível retirar os dados dos sensores e enviá-los diretamente para uma solução na nuvem, sem a necessidade de conversão, sem perdas de dados e sem erros humanos. O fator vital para isso é que a tecnologia seja “Cloud Native”, ou seja, uma solução já criada na nuvem que permita o uso das mais modernas arquiteturas, provendo velocidade e escalabilidade, sem a necessidade de enviar os dados para um servidor. Ao adotar esse tipo de tecnologia, é possível ter benefícios como:

– Monitoramento em tempo real;

– Acesso às informações em um único sistema, sem traduções, sem conversões de sensores geotécnicos, geo-espaciais, ambientais, estruturais e de processos;

– Redução do tempo de instalação e comissionamento do sistema;

– Dispensa o envio de funcionários ao campo para atualizar firmware, calibração e tempo de leitura de sensores;

– Redução do custo de manutenção e de propriedade.

Origem: iP Newa 

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.