Tecnologia 5G pode alavancar mercado de comunicação óptica no Brasil

Listen to this article

Ter uma internet mais veloz ainda é um sonho do consumidor, mas que vem se tornando realidade com o passar dos dias. Dentre os vários mercados em evolução, a chegada da nova tecnologia de fibra óptica pode ser considerada um dos mais importantes. Previsões à parte, a pergunta é: como a conexão 5G pode beneficiar o mercado de comunicação óptica?

De acordo com o coordenador técnico da Fibracem, Marco Paulo Giannetti, indústria 100% nacional especializada na fabricação de dispositivos para fibra óptica, este novo momento que trata sobre a tecnologia 5G vai proporcionar um crescimento, também, na demanda de cabos ópticos. “No surgimento do 3G, a cada 10 km aproximadamente, precisava ter uma antena para oferecer e manter a conexão móvel às pessoas. Com o 4G, essa distância diminuiu para 2 km, o que fez aumentar consideravelmente o número de antenas e, consequentemente, a quantidade de fibra óptica em aproximadamente 25 vezes. Com a chegada do 5G, a previsão é que se tenha uma antena a cada 400 metros e 16 vezes mais fibra óptica em relação o que era necessário com o 4G”, explica.

Segundo Giannetti, com o crescimento na quantidade de antenas, em se tratando dos grandes centros urbanos, a hipótese é que as antenas de dimensões menores passam a ser instaladas em lugares abertos como ponto de ônibus, bancas de revistas e postes de iluminação de praças e jardins, por exemplo. “Entendemos que teremos uma quantidade grande de antenas, inclusive, em lugares fechados e privados, tais como grandes edifícios, shoppings, aeroportos, dentre outros”, comenta.

Cabeamento subterrâneo

O coordenador técnico ressalta, ainda, sobre a necessidade de se pensar em alternativas para atender a necessidade de fibra óptica, principalmente nas cidades para  atender os usuários e as small cell com as antenas para o 5G. Ele comenta que uma das alternativas é adotar o modelo de cabeamento subterrâneo com o uso de micro cabos em micro valas, o que pode assegurar a estabilidade da conexão do 5G entre as antenas.

“A mudança para este modelo de infraestrutura de rede não altera a eficiência da transmissão dos dados, pois a única diferença neste modelo  são os cabos, que necessitam  de uma atualização no design construtivo e nos materiais das  proteções que as fibras devem ter para não assimilarem os esforços durante os processos de instalação e  operação”, esclarece.

10IoT

Com a chegada da tecnologia 5G, a expectativa de crescimento da conexão via telefonia móvel será significante, chegando a quase 12 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Esse aumento reflete o constante interesse de usuários por fatores como a Internet das Coisas (IoT – Intertnet of Things). Para Giannetti, o IoT pode ser definida como a comunicação máquina / máquina (M2M) via internet, que possibilita a troca de informações e dados entre diferentes objetos para que as tarefas diárias sejam realizadas de um modo mais eficiente.

“Esses dados e informações sempre estiveram presentes em nossas vidas, porém eles nunca foram coletados, analisados e trocados entre si. Isto é o que a IoT irá propiciar, e para tanto teremos que coletar, armazenar e tratar uma quantidade enorme de dados que irão nos ajudar a melhorar a qualidade de vida”, e este é o grande problema comenta.

Origem: Conunicare

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.