KLM cria solução sustentável com o uso de impressoras 3D

Listen to this article

Com o compromisso de reduzir em 50% o desperdício de seus resíduos até 2030 produzindo menos sobras e aumentando a quantidade de materiais que podem ser reciclados, a companhia área KLM acaba de divulgar uma iniciativa de sustentabilidade pensando no alto consumo de filamento que a empresa utiliza através do uso de impressoras 3D para a confecção de ferramentas de manutenção para as suas aeronaves. A empresa começou a coletar as garrafas PET após todos os seus voos para transformar no material, que alimenta as impressoras 3D como se fossem as “tintas” de impressoras convencionais.

Segundo a companhia, aproveitar as garrafas PET para a confecção de filamento, além de tornar o processo mais sustentável, auxilia na economia de tempo e dinheiro para a manutenção, já que a máquina necessita de 1,5 kg de filamento por dia, e com a iniciativa, o custo com o material caiu de 60 euros/kg para apenas 17 euros/kg. O material costumava ser comprado a partir de agentes externos, e , anualmente, toneladas de garrafas utilizadas após os voos do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, passaram a ser enviadas para a empresa de reciclagem Morssinkhof Rymoplast e o fabricante de filamentos Reflowcom, com esta finalidade.

A KLM usa impressoras 3D para a confecção de ferramentas de manutenção de uso contínuo como plugues especiais e capas protetoras utilizadas nos serviços de revisão de seus motores. Confira o vídeo de divulgação do processo:

“Estamos investindo continuamente em produtos e processos sustentáveis ??e inovadores. Para nossos clientes, para a sociedade e para nossos próprios funcionários. É ótimo ver como somos capazes de produzir produtos úteis a partir de resíduos. ” conclui Ton Dortmans, Vice-Presidente Executivo de Engineering & Maintenance na KLM.

Origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.