Segurança de vídeo, um aliado ao setor da saúde

Segurança de vídeo, um aliado ao setor da saúde

Em meio a todos os problemas sociais, econômicos, urbanos e climáticos que assolam o mundo, nenhum governo estava preparado e nem havia previsto em seus planos de contingência de segurança o fato de que enfrentaríamos uma emergência em saúde da magnitude da pandemia da COVID-19. Para a América Latina, a pressão desta situação sem precedentes representa uma grave ameaça para a saúde e, certamente, um grande desafio para as cidades em todos as frentes.

À medida que a pandemia da COVID-19 evolui, os planos de resposta governamentais são modificados dia após dia, a fim de poder detectar  rapidamente as pessoas com sintomas relacionados, pois isso é fundamental para implementar planos de resposta eficazes que limitem a propagação do vírus, impedindo que os hospitais e as clínicas entrem em colapso. O Brasil em particular enfrenta um momento crucial. Diante desta necessidade premente, os governos e as instituições podem aproveitar as tecnologias que melhorem suas capacidades de identificação e de resposta em momentos críticos.

Especialmente focadas em tecnologias que permitem reconhecer situações e pessoas com precisão e rapidez, as soluções de videovigilância passam a ser um elemento-chave para a implementação de estratégias de acompanhamento, proteção e prevenção. Exemplos disto são os ambientes com enorme aglomeração de pessoas, onde há dificuldade em respeitar o distanciamento social, como nos hospitais e clínicas, salas de espera, aeroportos, departamentos de imigração, rodoviárias e estações ferroviárias e de metrô, bem como nas repartições governamentais.

Nestes locais, as câmeras de videovigilância com Inteligência Artificial intensificam o reconhecimento e o panorama do lugar protegido. Desse modo, ao identificar as pessoas suspeitas de estarem infectadas, a fim de evitar que circulem nos locais com aglomerações, estes dispositivos passam a ser uma ferramenta que nos ajuda a responder prontamente.

Com uma plataforma conectada à nuvem e integrada à uma solução inteligente de videovigilância é possível obter um controle de acesso capaz de gerenciar sistemas de segurança em múltiplas localizações

Sendo assim, mediante esta peça chave para a contenção em situações de alto risco, é possível restringir a disseminação do vírus e realizar um acompanhamento adequado.

Por meio da evidência registrada em vídeo de alta qualidade e de ferramentas, como a busca por aparência e pelo reconhecimento facial, podemos determinar de maneira eficiente todas as possíveis instâncias de contato que uma pessoa manteve durante seu deslocamento por determinado lugar. Isso, por sua vez, permite identificar os lugares, o contato com outras pessoas e até mesmo com as superfícies e, assim, com base no registro, podemos estabelecer de forma inequívoca uma potencial cadeia de contágios, tomando as medidas mais efetivas para o isolamento.

Um aspecto importante a ser considerado é que tudo isto pode ser feito de forma remota. Esse tipo de experiência moderna do usuário faz toda a diferença, já que as ações de prevenção e contenção devem prezar também pela segurança dos profissionais à frente dessa missão crítica. Ou seja, com uma plataforma conectada à nuvem e integrada à uma solução inteligente de videovigilância, como a Avigilon Cloud Service (ACS) e o Avigilon Control Center (ACC), por exemplo, é possível obter um controle de acesso capaz de gerenciar sistemas de segurança em múltiplas localizações, distribuídos em qualquer lugar, e acessível a partir de qualquer navegador web ou dispositivo móvel.

Além disso, aliado à disponibilidade de ferramentas de última geração, é imprescindível que essas sejam de fácil implementação e uso, outro ponto que realmente importa, para que as empresas não se preocupem com soluções complexas e capacitação intensa das equipes.

Apesar do cenário crítico, felizmente a tecnologia está evoluindo à uma velocidade adequada para atender às necessidades de segurança da população. E, apesar de considerarmos a pandemia um evento atípico, alguns fatores consequentes dessa situação devem se manter ou se estender no futuro, como a criminalidade em determinadas regiões.

Dessa forma, investir em soluções inteligentes e integradas está longe de ser uma ação transitória, e se mostra, mais do que nunca, a forma mais eficaz para manter cidades realmente seguras.

A Avigilon, uma empresa da Motorola Solutions, é fornecedora mundial de soluções de videovigilância e, junto com a Motorola, tem estado na primeira linha de ações de emergência, trabalhando com os governos federais, estaduais e locais da América Latina, para ajudar a reduzir as lacunas existentes no setor de  disponibilidade de tecnologia para as operações médicas e sanitárias necessárias para fazer frente à pandemia COVID-19.

Pedro Duarte

Vice-presidente da Avigilon para a América Latina, uma empresa da Motorola Solutions

 

 

 

origem: Revista Digital Security

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.