Tudo sobre a RTX 3070 Ti: conheça a ficha técnica da placa da Nvidia

Listen to this article

GeForce RTX 3070 Ti é uma das placas mais recentes da Nvidia no mercado. O modelo, que traz arquitetura Ampère e perfil intermediário, fica um pouco acima da RTX 3070 e traz memória VRAM no padrão GDDR6X, mais rápido que o antecessor. O componente garante boa performance em games rodando em 1440p e 4K, mas pode decepcionar quem espera um salto expressivo de desempenho frente à versão convencional.

Placa da Nvidia é destinada sobretudo ao público gamer — Foto: Divulgação/Nvidia

Ficha técnica da Nvidia GeForce RTX 3070 Ti:

  • GPU: GA104 com 6.144 núcleos CUDA, 48núcleos RT e 192 núcleos Tensor
  • Velocidades: 1.575 MHz em clock base, turbo de até 1.770 MHz
  • Memória RAM: 8GB de GDDR6X a 19 Gb/s
  • Interface de memória: 256 bits
  • Largura de banda: 608,3 GB/s
  • GCP: 290 Watts, requer fonte de 750 Watts

Especificações

A GeForce RTX 3070 Ti é uma placa gráfica com processador gráfico (GPU) GA104 da arquitetura Ampère da Nvidia. O modelo traz 6.144 núcleos CUDA, responsáveis pelo processamento gráfico, 48 núcleos RT específicos para Ray Tracing em tempo real e também 192 núcleos Tensor, que são destinados a tarefas de Inteligência Artificial como o DLSS 2.0, espécie de upscaling da Nvidia.

Os 6.144 núcleos CUDA da placa operam em velocidades definidas pela Nvidia de 1.575 MHz para o clock base da placa ou de 1.770 MHz, considerando o turbo. Já a memória RAM, que totaliza 8 GB de GDDR6X, opera em 19 Gb/s (gigabits por segundo).

Na nova 3070 Ti, a conexão que liga processador gráfico à RAM dedicada da placa é estabelecida por meio de uma interface de 256 bits. Considerando a velocidade da memória e a dimensão dessa via de comunicação, a RTX 3070 Ti troca informações entre GPU e RAM a uma taxa de 608,3 GB/s (gigabytes por segundo), métrica que garante bom desempenho em games com resoluções altas.

Tipos de uso

Assim como outras placas RTX da Nvidia, a 3070 Ti é destinada sobretudo ao público gamer: com tecnologias como DLSS 2.0 e Ray Tracing, além de performance suficiente para jogar lançamentos pesados em 1440p e 4K em alguns casos, a placa é uma das melhores opções da atual geração.

Além do uso em PCs para games, a GeForce também oferece desempenho bruto suficiente para dar conta de atividades profissionais, como edição de vídeo, modelagem e manipulação em 3D, simulação de Inteligência Artificial, computação gráfica e desenvolvimento de games são alguns exemplos.

origem: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/07/tudo-sobre-a-rtx-3070-ti-conheca-a-ficha-tecnica-da-placa-da-nvidia.ghtmlLink Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.