Robô humanoide começa a trabalhar em loja de departamento no Japão

Listen to this article

Vestindo kimono e sorrindo, Aiko Chihira dá boas-vindas a consumidores na entrada da loja de departamento Mitsukoshi, em Tóquio. Porém, Aiko não é uma funcionária comum – ela é um robô humanoide.

Desenvolvido pela Toshiba no ano passado, o robô fez sua estreia na loja nesta segunda-feira numa nova função interagindo com clientes.

Falando em japonês, Aiko, que tem feições humanas e pisca os olhos, também pode ser programada para falar em outros idiomas, como chinês.

“Seria bom se pudermos fazer com que ela ofereça orientação, ou recomende diversas coisas em chinês”, disse o gerente de grupo da divisão de desenvolvimento de novos negócios da Toshiba, Hitoshi Tokuda.

“As pessoas podem olhar ao redor e pensar, ‘ah se Aiko está por aqui, ela sabe falar chinês’. É isso que espero que aconteça.”

Aiko, ainda não programada para responder a reclamações ou perguntas de clientes, não é o único robô trabalhando no varejo. No ano passado, a Nestlé disse que colocaria os robôs humanoides do SoftBank, Pepper, para ajudar a vender sua cafeteiras em lojas de eletrodomésticos no Japão.

origem: http://tecnologia.terra.com.br/robo-humanoide-comeca-a-trabalhar-em-loja-de-departamento-no-japao,62148d45ee6dc410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.