Como funciona um computador quântico

Listen to this article

Computação Quântica é uma das áreas da ciência que mais desperta interesse na atualidade. Isso se deve ao potencial que um computador quântico tem de revolucionar certas áreas da tecnologia, especialmente as relacionadas à criptografia. No momento, tais computadores ainda não atingiram esse potencial, mas isso pode ocorrer em breve.

Fica mais simples entender o funcionamento de um computador desse tipo quando o comparamos com um computador “clássico” (esse que você está usando nesse momento, mesmo que seja um smartphone ou tablet). Um computador clássico funciona com um sistema de processamento binário. Isto é, dentro dele, existem muitos transistores que operam em dois estados: ligado, associado ao número 1, e desligado, associado ao número 0.

Assim, utilizando circuitos elétricos associados, os computadores conseguem resolver problemas de lógica usando o valor desses estados binários. Por exemplo, em uma situação hipotética em que um computador precisaria resolver o problema de um viajante que precisa escolher uma estrada específica para chegar em seu destino, o computador tentaria todos os caminhos possíveis até encontrar o correto que leva o viajante até o destino desejado.

Os computadores quânticos, por sua vez, têm o potencial de resolver problemas como esses de maneira absurdamente mais rápida, e, se trocarmos os termos “caminhos possíveis” por “caracteres possíveis”, como em uma senha, por exemplo, começamos a entender o potencial que esse tipo de computador pode trazer.

Esse mecanismo de resolução mais rápida se justifica no chamado “princípio da superposição” que, assim como todo conceito quântico, não encontra um paralelo direto em nossa experiência cotidiana. Para tornar esse conceito mais palpável podemos analisar o famoso experimento de fenda dupla.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.