IA e Iot geram inteligência de mercado para varejistas e a indústria

Listen to this article

A integração das cadeias de produção possibilita ganhos de eficiência com cooperação em tempo real

Ajustes milimétricos na gestão de estoques e no ritmo de produção podem impactar diretamente na rentabilidade de toda a cadeia de produção. A utilização de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) permite que a demanda seja monitorada em tempo real, oferecendo uma série de dados de inteligência de mercado para varejistas e para a indústria.

Para Raul Colcher, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia, explica os benefícios das inovações tecnológicas.

“A integração das cadeias de produção por meio de ferramentas como IA e IoT pode proporcionar muitos avanços, indo desde os fornecedores de insumos, passando pelas indústrias, cadeia de distribuição e varejo, chegando ao consumidor final. Isso possibilita ganhos de eficiência com cooperação em tempo real, permitindo uma gestão integrada da produção, distribuição e estoque, além de reduzir desperdícios e outras perdas”, afirma Colcher.

A cooperação em tempo real na cadeia de produção traz ganhos para todos os envolvidos. A indústria pode adequar sua produção de acordo com a demanda, levando em conta fatores sazonais e eventuais flutuações. No varejo, a gestão mais eficiente do estoque permite mais rentabilidade para a operação.

“A aplicação de tecnologias faz com que indústria e varejo sejam sócias na gôndola, atuando em sintonia para garantir a oferta de produtos de maneira equilibrada. Isso se traduz em redução de custos operacionais, aumento da lucratividade e preços mais atrativos para o consumidor final”, analisa Colcher.

No campo das relações B2C, há uma verdadeira revolução no relacionamento com o cliente. As atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente passaram e continuam passando por grandes transformações, potencializadas por tecnologias e ferramentas emergentes, tanto nas lojas físicas quanto nas vendas virtuais.

“Um dos maiores desafios para o varejo hoje é capturar a atenção do cliente, seja em meios físicos ou digitais. A criação de promoções personalizadas, levando em conta dados como geolocalização e hábitos de consumo, é uma forte tendência”, finaliza Colcher.

origem: https://inforchannel.com.br/2023/02/04/ia-e-iot-geram-inteligencia-de-mercado-para-varejistas-e-a-industria/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.