Rio ganhará 10 mil novas câmeras de monitoramento e Centro de Operações ampliado

Listen to this article

A cidade vai se encher de tecnologia. Serão 10 mil novos olhos eletrônicos nas ruas, 40% deles com leitor facial, mais de 12 vezes o número atual de câmeras da prefeitura. O município terá ainda cinco mil pontos de wi-fi e nove mil sensores georreferenciados. O Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, também será ampliado, ganhando mais 1.400 metros quadrados, 50% a mais do que o existente. O projeto é resultado da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública: o programa Luz Maravilha.

Os investimentos serão do consórcio Smart Luz, formado por cinco empresas, que firmou a PPP com a prefeitura em abril de 2020. Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Souza, em agosto começam as obras de expansão do COR. A previsão é que, até março de 2022, estejam concluídas tanto as obras, como os processos de compra, instalação e configuração de equipamentos, além de testes e ajustes finos.

— O Rio será uma cidade inteligente com o Luz Maravilha. O projeto do novo prédio do COR terá a certificação LEDD e contará com a reutilização da água e eficiência energética — diz Kátia. acrescentando que as intervenções serão feitas com o COR em funcionamento.

As prioridades para a instalação das 10 mil nova câmeras, parte deles com alertas, estão sendo definidas em reuniões com as diversas secretarias. Contudo, há locais certos.

Já a expansão do COR prevê a instalação, na sala de controle, no andar térreo, de mais um telão, com 14 metros quadrados. Serão mais bancadas operacionais, com 24 posições de trabalho e 20 monitores. O novo telão ficará ao lado do painel existente, que tem 65 metros quadrados e cem monitores. Haverá ainda mais um monitor de LED de 75 polegadas acima do videowall — atualmente são quatro telas do tipo nessa posição.

De acordo com o projeto, o primeiro andar do novo prédio vai abrigar um Datacenter. Ele será capaz de processar um alto volume de dados, como quantidade de chuva, fotos e vídeos de ocorrências, além de informações capturadas pelos novos sensores georreferenciados. No mesmo equipamento, serão processados os streamings das novas câmeras.

origem: Rio ganhará 10 mil novas câmeras de monitoramento e terá Centro de Operações da prefeitura ampliado (globo.com)Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.