Prefeitura reforça fiscalização por monitoramento remoto em parceria com o Ciop

Listen to this article

Desde o dia 1° de dezembro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) integra a sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop), juntamente com representantes de outras forças de segurança no âmbito municipal, estadual e federal para melhorar o monitoramento de ocorrências de trânsito em Belém.

“Vamos trabalhar nesse primeiro momento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. E, no fim de semana, das 6h às 14h”, informa o supervisor de Trânsito da Semob, Isaías Reis, considerando que ainda estão em fase de adaptação.

Dois agentes de trânsito se revezam durante o plantão no Ciop. Isaías Reis explica que, após o horário de plantão, as demais forças de segurança poderão acionar as equipes da Semob, em rondas noturnas e na madrugada para dar atendimento a ocorrências, se for o caso.

A Semob acredita que a parceria vai trazer vantagens como maior agilidade nos atendimentos a ocorrências de trânsito, monitoramento em tempo real das principais vias da cidade, maior segurança para os agentes. E, por fim, maior troca de informações entre as forças de segurança na fiscalização de ocorrências.

“Hoje, temos uma incidência muito grande de agressões ou tentativa de agressão a agentes de trânsito em todo o Brasil, e aqui, em Belém, não é diferente. Com a Semob presente no Ciop teremos um tempo de resposta reduzido pela Polícia Militar e Guarda Municipal coibindo possíveis agressões aos nossos agentes de trânsito e transporte durante atendimento”, ressalta o Isaías Reis.

O Centro Integrado de Operações (Ciop) funciona na avenida Almirante Barroso, esquina com a travessa do Chaco, no prédio que abrigou a sede da TV Cultura. No local, além da sala de câmeras de monitoramento, também funcionam uma sala montada especificamente para supervisionar grandes eventos, como o Círio e o Enem, e o Call Center, onde chegam as ocorrências pelos números 190 e 181.

“As ocorrências pelo telefone 190 são direcionadas para a segurança pública e as chegadas pelo 181 vão para a Polícia Civil, que distribuem cada um para suas áreas especificas”, explica a agente Mônica Souza.

Eçle também dá plantão no Ciop pela Semob. E explica, ainda, que as ocorrências chegadas à Superintendência são da área da segurança pública.

origem: Prefeitura reforça fiscalização por monitoramento remoto em parceria com o Ciop – REDEPARÁ (redepara.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.