Videomonitoramento inteligente em clínicas e hospitais pode reduzir aproximadamente 90% o desvio de medicamentos de alto custo

Listen to this article

Em julho de 2021, a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou um relatório sobre o uso da inteligência artificial e da tecnologia de forma geral na área da saúde. O documento apresenta um resumo sobre medidas, os prós e os contras, relacionados à utilização de recursos tecnológicos na área e conclui que, de maneira geral, os impactos são benéficos para diversos quesitos. Neste sentido, a Avantia, umas das líderes em segurança eletrônica do Brasil, destaca que a implantação de videomonitoramento inteligente em clínicas e hospitais pode ser bastante relevante e trazer uma série de impactos positivos, como a otimização de processos, aumento da segurança física e patrimonial, além de facilitar e melhorar a gestão operacional, inclusive reduzindo em cerca de 90% o desvio de medicamentos de alto custo.

Antônio Egito, consultor da Avantia, traz alguns exemplos e explica que nas farmácias centrais da maioria dos hospitais encontram-se centenas de remédios controlados e de alto valor. Logo, é fundamental contar com a presença de câmeras com analíticos inteligentes para aprimorar o monitoramento restrito do setor e o acesso aos itens abrigados ali. Dessa forma, é possível controlar o vai e vem do ambiente, além de quanto tempo um profissional demora para retirar um medicamento e se está retirando exatamente aquilo que é pertinente. “Em conversas com diretores de clínicas, hospitais e clientes, ouvimos – informalmente – relatos de que após a implantação de sistemas e analíticos de vídeo foi possível constatar diminuição significativa nos desvios e desperdício de remédios, EPIs, próteses e outros utensílios de alto valor agregado”, diz.

O consultor conta que a tecnologia dentro do setor de saúde é importante para a garantia de melhor gestão e otimização de processos e pode ser considerada como um dos principais elementos para o reconhecimento de qualidade de instituições do setor que buscam as acreditações – método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Os analíticos de áudio ou vídeo potencializam a velocidade de cada atendimento ao otimizar a presença de colaboradores para realizar determinados serviços. “Devido ao grande fluxo de pessoas nos ambientes hospitalares, lidando com diferentes tipos de doenças ou situações, o sistema de monitoramento inteligente entra em ação para auxiliar os profissionais de saúde, os de segurança e os das áreas administrativas”, menciona.

Cada área do hospital tem sua classificação de risco e importância, desde a recepção central até setores críticos, como as UTIs. Por isso, a implantação de controle de acesso é básica e essencial para a segurança de todos os ambientes. “O monitoramento de entrada e saída é visto como fundamental em praticamente todos os espaços das instituições de saúde, desde o estacionamento, recepção, farmácia, laboratório e almoxarifado até o centro cirúrgico, área de hemodiálise, maternidade e necrotério. Há soluções diferenciadas para monitoramento e controle de acesso, que possibilitam a identificação de situações e a tomada de ações em tempo real, acelerando as respostas, por exemplo”, relata Antonio.

A tecnologia pode fazer o reconhecimento de placas no estacionamento, para agilizar o fluxo de pacientes, visitantes, colaboradores e/ou terceirizados. Há um analítico responsável pelo monitoramento de perímetro, que pode detectar invasões e o abandono de posto pelos colaboradores.

Devido à presença de diversos equipamentos eletrônicos, imprescindíveis para o funcionamento hospitalar, é extremamente relevante a instalação de sistemas de alarme para detecção de fumaça, faíscas, oscilação de temperatura e umidade. Assim, é possível identificar falhas e solicitar manutenções rapidamente, além de prevenir riscos de superaquecimentos e explosões dentro do local. Os controles instalados também evitam furtos de aparelhos cruciais para o funcionamento pleno das operações.

Por fim, o analítico de análise comportamental é capaz de identificar atitudes suspeitas e até prever crises de pacientes psiquiátricos, além de auxiliar na fiscalização do uso de EPIs pelos profissionais de saúde, reduzindo assim riscos para as pessoas e custos para a instituição. A implementação de softwares de inteligência artificial prioriza a segurança e bem-estar da sociedade, podendo ser crucial para ajudar a salvar vidas. “Estima-se que custa algumas vezes menos investir em tecnologia preditiva do que reparar danos”, revela o especialista.

origem: Videomonitoramento inteligente em clínicas e hospitais pode reduzir aproximadamente 90% o desvio de medicamentos de alto custo – Abese

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.