Câmera inteligente: 9 formas de potencializar o videomonitoramento

Listen to this article

O grande diferencial de uma câmera inteligente é poder contar com inteligência artificial. Na prática, isso significa ir além da captação simples de imagens e partir para a análise automática do que é monitorado. Elas podem ampliar a segurança em empresas e gravam imagens de alta definição, que proporcionam nitidez e riqueza de detalhes.

Embora alguns modelos analógicos também possam ter algum tipo de inteligência, as câmeras de tecnologia IP são as mais conhecidas entre as câmeras com inteligência. Elas utilizam o tráfego de dados (de áudio, vídeo, etc.) em rede. Entre as vantagens desse sistema podemos destacar imagens em alta definição, capacidade de raciocínio humano — detecta padrões e toma decisões com base em dados. Além disso, a instalação dispensa a necessidade de mudanças estruturais no ambiente.

A tecnologia de ponta abre espaço para uma série de possibilidades para reforçar a segurança de condomínios, empresas, indústrias e espaços públicos. Neste post, você vai entender mais sobre o que é uma câmera inteligente e quais suas funções para projetos de CFTV IP. Acompanhe!

Câmera inteligente X monitoramento tradicional

inteligência artificial (IA) é uma tendência em diversos setores, entre eles o de videomonitoramento. Essa tecnologia imita a inteligência humana, com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e aplicação na análise de situações e solução de problemas.

No sistema de monitoramento tradicional, as imagens das câmeras são transmitidas para uma central. Lá, um profissional é responsável por acompanhar e encontrar sinais suspeitos, que possam representar um risco para a segurança.

Caso algo fora do comum ocorra, o profissional deve tomar uma ação para evitar danos materiais, furtos e outros crimes. Esse processo, no entanto, é bastante sujeito a falhas, uma vez que a atenção humana é limitada. Por isso, aliar o monitoramento tradicional com a inteligência artificial é um simplificador do trabalho desses especialistas.

Nos sistemas de segurança, as câmeras inteligentes conseguem capturar informações, identificar incidentes e emitir alertas conforme a programação. Neste caso, a inteligência artificial tem o papel de auxiliar o profissional de segurança, alertando caso algo esteja errado e permitindo que ele tome a atitude necessária.

As câmeras CFTV IP com IA utilizam tecnologia de última geração para otimizar o trabalho de segurança. O sistema integrado ao dispositivo faz o monitoramento e análise das imagens, baseadas em padrões e dados. Assim, pode compreender a rotina, detectar movimentações suspeitas e, inclusive, alertar sobre possíveis ações criminosas.

Quer ter ainda mais informações? Baixe o E-book Como deixar sua empresa mais inteligente: um guia exclusivo para PMEs.

origem: Câmera inteligente: 9 formas de potencializar o videomonitoramento |  Blog Intelbras

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.