PMs do Rio começam a usar câmeras

Listen to this article

Início do monitoramento acontece três dias após ministro Edson Fachin, do STF, dar prazo de 30 dias para que o governo do RJ ouça sugestões de órgãos para a redução da letalidade em operações policiais

A partir desta segunda-feira (30), Policiais Militares de uma companhia e 8 batalhões do Rio de Janeiro passam a usar câmeras de monitoramento em atividades externas. Segundo a PM, as imagens ficarão armazenadas durante um ano e podem ser solicitadas por órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública.

De acordo com o governo do estado, inicialmente serão 1607 câmeras, mas o projeto prevê até 21,5 mil equipamentos, com um investimento de R$ 6 milhões mensais.

“Essa câmera tem uma ideia muito clara de proteção também ao policial porque ele pode gravar. Ele pode acionar e passar a gravar ou o Centro de Monitoramento pode passar a gravar sem ele saber. Nós acreditamos que essa é uma grande forma do policial se proteger, mas também da população ter a certeza de que alguém está olhando”, afirmou o governador Cláudio Castro, em cerimônia realizada em Copacabana.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.