Câmeras fazem o monitoramento da rotina de animais do Pantanal em MT

Escutar o áudio deste artigo

Onças-pintadas, macacos, carcarás, veados, jacarés, emas e quatis já foram flagradas pelas câmeras.

Câmeras fazem o monitoramento da rotina de animais do Pantanal, em Mato Grosso. A estratégia foi implantada para ajudar na emergência e no cuidado da fauna do bioma. Os equipamentos foram instalados ao longo da Estrada Parque Transpantaneira, principal acesso ao Pantanal, localizada no município de Poconé, a 104 km de Cuiabá.

Uma das câmeras mostra a rotina diária de uma onça-pintada em diferentes locais e horários. É possível ver o caminho em que ela percorre e em qual região ela está presente.

As câmeras de monitoramento foram instaladas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) para fazer o registro dos animais do Pantanal.

O analista de Meio Ambiente da Sema, Marco Ferramosca, disse que a cada aparição de onça, a equipe comemora bastante o feito.

No mesmo local pela manhã, as filmagens registraram uma onça parda. Durante o período da tarde, turistas passavam pela região andando a cavalo.

Outros animais como carcarás, macacos, veados, lobetes, jacarés, catetos, emas, quatis, gatos mouriscos e já foram flagradas pelas câmeras.

Os equipamentos ficam camuflados em pontos estratégicos, próximo aos alagamentos e ao longo dos 145 km da Estrada Parque Transpantaneira.

origem: Câmeras fazem o monitoramento da rotina de animais do Pantanal em MT; veja vídeo | Mato Grosso | G1 (globo.com)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.