Câmeras vão ajudar no monitoramento de trânsito em São José

Listen to this article

Para reforçar a segurança nas ruas da cidade e colaborar com a redução de acidentes em São José dos Campos, desde a segunda-feira (5) as câmeras de monitoramento instaladas na região central e na Avenida dos Astronautas irão ajudar na fiscalização de infrações de trânsito, entre elas o respeito às faixas exclusivas dos corredores de ônibus. A partir da sexta-feira (9), as demais vias do município também passarão a contar com o apoio desse sistema.

Agentes de trânsito que hoje trabalham com o videomonitoramento para o atendimento a acidentes e para o controle do tráfego serão responsáveis por acompanhar as irregularidades cometidas pelos motoristas. Para isso, contam com as 491 câmeras do Centro de Controle Integrado (COI), operadas em um espaço dedicado somente ao trânsito e transportes, o Centro de Controle Operacional (CCO).

Pelo sistema será possível coibir ações ilegais praticadas por alguns condutores e que podem interferir no tráfego da cidade e causar acidentes, como conversões irregulares, avançar o sinal vermelho, parar em fila dupla, dirigir e falar ao celular, estacionamento irregular, transitar na contramão, entre outras. A autuação pelas câmeras seguirá o mesmo modelo que hoje é realizado pelos agentes de trânsito.

O uso dos equipamentos de vídeo, como apoio ao monitoramento do trânsito, foi regulamentado em julho deste ano pela resolução 532 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Anteriormente sua utilização era permitida somente em estradas e rodovias.

Além de colaborar para a melhoria da segurança viária, o videomonitoramento ajudará a otimizar o apoio prestado pelos agentes de trânsito. Por exemplo, no caso de uma denúncia de estacionamento irregular será possível verificar a infração pelas câmeras de vídeo, liberando o profissional para atender a população de outras regiões da cidade.

CCO

O CCO é ligado à Secretaria de Transportes e realiza o controle do trânsito 24 horas por dia, por meio das câmeras espalhadas pelas ruas da cidade. São realizados em média 24 mil atendimentos por ano.

As ocorrências chegam ao CCO por meio de um sistema on-line que recebe os chamados da Central 156 e do telefone 190 da Polícia Militar. Os operadores realizam uma triagem e acionam as equipes mais próximas do local para o atendimento de acidentes, organização do tráfego nas ruas em caso de semáforos apagados, pane em veículos ou vias com excesso de veículos.

As equipes acompanham as ocorrências em todas as regiões da cidade e também fiscalizam o transporte público. As equipes trabalham em turnos alternados para garantir que este monitoramento não tenha pausas.

origem: http://www.portalr3.com.br/2015/10/cameras-vao-ajudar-no-monitoramento-de-transito-em-sao-jose/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.