Endereço IP

Listen to this article

Publicado por mpperes em 29-Jul-2005 21:10 (10912 leituras)

O endereço IP, ou endereço no Protocolo de Internet trabalham como o endereço de um website na Internet. Quando são definidos para uma Web Câmera, tornam possível a visualização das imagens como se fossem um site na web através de qualquer navegador da internet como Internet Explorer ou Netscape Navigator através da digitação dos números do endereço IP como se fossem um site. (Como exemplo de um endereço IP temos: 65.104.93.35 – Se forem digitados estes números na caixa de “endereço” do navegador web, serão acessadas imagens de vídeo de uma web câmera ao vivo.)

Redes IP
Redes IP

Endereço IP Público e Privado

Endereço IP público é para a internet como o exemplo citado acima. É como um número de telefone conectado a rede pública que pode ser chamado a partir de qualquer telefone conectado a este serviço. Já um Endereço IP Privado, opera como se fosse um ramal de uma central telefônica PABX dentro de uma empresa, ou seja trabalha somente dentro de uma área limitada como uma ma rede local (LAN) ou uma rede remota (WAN). Se for designado um endereço IP privado para uma Web Câmera, será possível acessar as imagens desta câmera dentro do sistema da LAN ou WAN, porém não será possível o acesso via Internet.

Para permitir o acesso das imagens de vídeo através da Internet é preciso atribuir um Endereço IP Público, que pode ser acessado de qualquer parte do mundo onde esteja disponibilizado o acesso a Internet. Existem dois tipos de Endereço IP Público: Estático e Dinâmico.

Endereço IP Estático e Dinâmico

O Endereço IP Estático, como mencionado no endereço de exemplo, é um endereço independente que será disponibilizado e permanecerá sempre disponível para a conexão. Já um Endereço IP Dinâmido, ou Endereço IP Flutuante não é um endereço independente e o mesmo é dividido entre vários assinantes. Ele também trabalha na Internet da mesma maneira que o Estático, porém, o endereço é modificado cada vez que é feita a conexão. Quando uma Web Câmera tiver de ser designada com Endereço IP Dinâmico, certifique-se que a Web Câmera suporta estas condições. Procure no site do fabricante um listagem como os usuários que utilizam Endereço IP Dinâmico. De qualquer forma, o Endereço Dinâmico não é tão conveniente como o Endereço Estático, desta forma, prefira sempre a utilização de um Endereço IP Estático quando instalar uma conexão DSL ou T1 para um DVR, Placa de Captura ou Câmera IP. De qualquer forma atualmente existem diversos serviços de direcionamento dinâmico, o qual será assunto de um de nossos próximos artigos.

Sobre o Autor
Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários, dê suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de revisão no texto?
Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br

Tags:  CFTV   IP   ip fixo   ddns   ip-dinamico

Post Original

https://web.archive.org/web/20140626153255/http://www.guiadocftv.com.br/modules/publisher/index.php/item.54/endereco-ip.html

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.