Estado dobra capacidade de monitoramento eletrônico com câmeras

Listen to this article

Câmeras espalhadas pela região metropolitana de Belém e no interior do Estado auxiliam ações de segurança pública e inibem novos delitos

O serviço de vigilância eletrônica no Estado foi ampliado. Já são 182 câmeras de monitoramento em Belém e 45 no interior, coordenadas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). Até 2013, eram 91 câmeras, ou seja, dobrou o número de equipamentos instalados. As estações de monitoramento também foram ampliadas, duplicadas de oito para 16. A vigilância é feita 24 horas e todos os locais monitorados são definidos em conjunto pelas seis instituições que compõem a Segurança Pública do Estado, com base em registros de ocorrência.

Todos os equipamentos estão em postes a seis metros de altura, têm um giro de 360° e aproximação de até um quilômetro. Segundo o coordenador de Grupos Regionais do Ciop, tenente coronel Paulo Garcia, a qualidade da imagem produzida ajuda muito o serviço de monitoramento. “A câmera é capaz de identificar os dígitos da placa de um carro e a cidade de origem a uma distância de até mil metros”, afirma.

As imagens permanecem gravadas por 30 dias nos servidores do Ciop. “As instituições podem requerer essas imagens. Temos em média 45 solicitações por mês. A maioria é da Polícia Judiciária, para composição de inquéritos. Algumas ações que, num primeiro momento podem ser imperceptíveis para a gente, são de muito valor para o Judiciário”, analisa o diretor.

A agilidade e precisão são algumas das vantagens do monitoramento. “Diminuímos o tempo-resposta da ação. Se alguém tiver o celular roubado, por exemplo, não tem como ligar para o 190, então terá que pedir para alguém fazer isso. Se flagramos o momento, o despachante informa a guarnição mais próxima e a pessoa não precisa mais ligar. Além disso, em casos de tráfico de drogas, principalmente, quando há muitos envolvidos pela câmera, acompanhamos a ação e informamos via rádio a guarnição no local”, explica.

origem: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=108140

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.