Obturador Eletrônico

Listen to this article

Publicado por mpperes em 30-Dec-2005 22:10 (5782 leituras)

Câmeras CCD e Obturadores Eletrônicos

Diversos modelos de câmeras incorporam um obturador eletrônico (electronic shutter, íris eletrônica, E/S, AES entre outras denominações) como uma de suas funções principais. Este artigo tem por objetivo de fornecer uma familiarização com o uso e finalidade do obturador eletrônico.

Obturador Eletrônico - ES
Obturador Eletrônico – ES

O obturador eletrônico é um circuito característico que permite a câmera controlar “o tempo de integração” do sensor CCD. O tempo de integração é o período de tempo que o CCD armazena a luz que irá formar a imagem. Trata-se de um processo análogo ao utilizado em câmeras de cinema. No padrão NTSC, a frequência de varredura dos campos é de 60 Hz, portanto em uma câmera sem a função do obturador ativada tem um tempo de integração de 1/60 de um segundo ou 16.7 milissegundos. As Câmeras atualmente são fornecidas com velocidades do obturador na ordem de até 1/10.000 de segundo. Quando ativado o obturador pode reduzir o tempo de integração para 1/10.000 de segundo.

A ativação do obturador tem dois efeitos significativos:

1. A Sensibilidade é reduzida em proporção direta ao tempo de integração.
2. As imagens de objetos com movimentos mais rápidos são mais apuradas, uma vez que o movimento é reduzido.

Aqui temos algumas indicações referentes as velocidades do obturador:

a. O obturador afeta somente o tempo de integração. A taxa normal de campos permanece 60 imagens por segundo. Porém, a exposição do CCD durante o 1/60 de segundo do período do campo é agora operada pelo tempo ativo do obturador.

b. A ativação do obturador não torna a câmera capaz de receber mais de 60 campos/segundo.

A taxa de convencional da câmera de 60 campos por segundo permanece inalterada.

Uma aplicação potencial da velocidade do obturador em projetos com câmeras, é na substituição e redução da necessidade do uso acentuado de lentes auto-iris. Através do projeto das câmeras com alguns avanços nos seus circuitos, é perfeitamente possível o controle da sensibilidade da câmera através da utilização dos circuito obturador eletrônico. Em geral, a divisão do tempo de integração reduzirá a sensibilidade da câmera pelo F/stop (um fator de dois). Analise o seguinte comparativo:

Velocidade Obturador (seg.) Tempo de Integração(mseg.) Sensibilidade Relativa
1/60 16 1000
1/125 8 500
1/250 4 250
1/500 2 125
1/1000 1 62
1/2000 0,5 31
1/4000 0,25 16
1/10000 0,10 6

A indústria de CFTV já disponibiliza diversas câmeras que utilizam esta função no sentido de reduzir a a necessidade da utilização de lentes do tipo auto-íris em algumas aplicações mais simples. Apesar desta aplicação parecer perfeitamente possível, uma das limitações será o alcance dinâmico da luz. A não ser que a velocidade do obturador possa ser aumentada para bem além de 1/10,000 de segundo, esta técnica estará provavelmente limitada a situações com iluminação relativamente controladas e não será satisfatória para as condições adversas de iluminação para aplicações externas.

Sobre o Autor:
Marcelo Peres
Guia do CFTV

Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de revisão no texto?
Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br

Post Original
https://web.archive.org/web/20140712230253/http://www.guiadocftv.com.br/modules/publisher/index.php/item.6/obturador-eletronico.html

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.