Análise Técnica Câmera IP Pelco IXS0DN Sarix 0,5 Megapixel

Listen to this article

O primeiro equipamento alvo de nossa análise é a Câmera IP IXS0DN Sarix de 0,5 Megapixel da Pelco. A Pelco é sem sombra de dúvidas um dos maiores fabricantes de sistemas CFTV do mundo, e nos últimos anos tem mergulhado de forma profunda no mercado de vídeo sobre IP, investindo pesado em tecnologia e desenvolvimentos, para produzir uma plataforma de alta qualidade de vídeo e segurança em rede, explorando o potencial das redes e protocolos baseados em IP.

A Pelco tem uma longa tradição na indústria de CFTV, sendo um dos poucos fabricantes do mundo voltados exclusivamente a este segmento, sendo desta forma, muito respeitados pela produção e fornecimento de equipamentos extremamente robustos e funcionais, estando normalmente associados a soluções para aplicações críticas e de grande porte como aeroportos, áreas militares, segurança pública, presídios, hospitais, etc.

A empresa produz também uma das linhas de produtos mais completas do mercado tanto de componentes analógicos, como digitais, incluindo matrizes, gravadores, DVRs, câmeras, speed-domes, PTZs e todos os acessórios necessários ao funcionamento a um sistema avançado de CFTV.

Câmera Pelco Sarix
O primeiro equipamento alvo de nossa análise é a Câmera IP IXS0DN Sarix de 0,5 Megapixel da Pelco.

Lançada pela Pelco em 2009 a linha Sarix é uma linha de câmeras IP de alta qualidade, a qual possibilita altas resoluções de vídeo de até 3.1 Megapixel. Foi desenvolvidas para profissionais de segurança e tecnologia da informação (TI), utilizando uma plataforma extremamente poderosa, incluindo os avanços mais recentes em recursos de redes, disponibilizando alto desempenho em conjunto com uma praticidade de instalação e interfaceamento.

Apresentam um design elegante e inovador, além de funções de foco automático, alimentação POE, compactação MJPEG, MPEG4 e H.264, dois streams de vídeo simultâneos, entrada para cartão de memória Mini SD para armazenamento local, permite operar em até 30 FPS, possuem modelos Colorido e Day/Night, conector avançado de serviço, sensibilidade abaixo de 0.03 lux, integração de análise entre diversos outros recursos importantes em câmeras profissionais.

Alguns modelos da linha Sarix incluem:

  • CÂMERA SARIX IP 3.1 Megapixel COLOR – IX30C
  • CÂMERA SARIX IP 3.1 Megapixel DAY/NIGHT – IX30DN
  • CÂMERA SARIX IP 1.3 Megapixel COLOR – IX10C
  • CÂMERA SARIX IP 1.3 Megapixel DAY/NIGHT – IX10DN
  • CÂMERA SARIX IP 0,50 Megapixel COLOR – IXS0C
  • CÂMERASARIX IP 0,50 Megapixel DAY/NIGHT – IXS0DN

Abaixo é mostrado um exemplo das proporções de diferentes resoluções Megapixel.

Sarix12Além de um design bastante inovador e dos recurso integrados, a linha Sarix possibilita ainda a anexação de licenças de aplicativos de análise de vídeo ou video analytics, que podem ser integrados a câmera permitindo que o processamento de análises avançadas de vídeo sejam feitos na própria câmera.

O modelo que testamos foi a câmera Sarix IXS0DN de 0,5 megapixel, em conjunto com uma lente auto íris megapixel de 2,8 a 12mm, também da Pelco. A câmera possui o sistema day/night com remoção filtro, função essa que possibilita um melhor funcionamento tanto em condições normais de iluminação quanto noturna. Da mesma forma que as demais câmeras da linha Sarix, a IXS0DN também suporta a compressão H.264, possibilitando uma alta resolução com baixo consumo de banda de rede.

Sarix2

Análise Técnica

Características Principais da Câmera IXS0

  • Resolução até SVGA (800 x 600);
  • Taxa de até 30 quadros por segundo (ips) em qualquer resolução;
  • Sensibilidade até 0.03lux;
  • Ajuste de back focus automático;
  • Compressão H.264, MPEG-4 e MJPEG;
  • Modelos colorida e Day / Night;
  • Padrões IP abertos;
  • Interface de I/O;
  • Jack para setup de vídeo;
  • Power over Ethernet (IEEE 802.3af) ou 24 VAC;
  • Até dois vídeo streams simultâneos;
  • Visualização web, até 16 câmeras simultaneamente via Navegador Web;
  • Gravação local (mini SD) para captura de alarme;

Conteúdo do Pacote:

A caixa da câmera contém o seguintes itens:

  • 1 Câmera IP Sarix;
  • 1 Núcleo de ferritepara o cabo;
  • 1 Manual de Operação;
  • 1 Manual de Instalação;
  • 1 CD de instalação contendo os manuais em PDF, o aplicativo de instalação, componentes do Java RunTime, Codecs do Apple Quick Time e o Adobe Reader.
  • 1 CD com o software NVR de 4 canais DS4U Control Point

A câmera suporta lentes cambiáveis montante C ou CS, de forma que é possível utilizar lentes fixas, varifocais, auto íris, etc, sendo que a lente é fornecida separadamente. Em relação as lentes é importante ter o cuidado de utilizar lentes megapixel, principalmente com as câmeras a partir de 1.3 Megapixel, pois se for utilizada uma lente convencional, poderão ocorrer distorções e perda de qualidade e resolução na própria lente.

Instalação

A instalação da câmera é bastante simples tendo os recursos típicos de uma câmera IP. As conexões básicas são a alimentação que é de 24VAC, portanto sem polaridade definida e o cabo de rede com conectores RJ-45, que transporta todas as informações além do trafego de vídeo, podendo também fornecer a alimentação para a câmera caso seja utilizado um switch POE.

Sarix 3

Além da utilização de um switch POE é possível utilizar um Midspan POE, que é um injetor de energia que permite adicionar a alimentação junto ao cabo de rede conectado ao equipamento. A utilização do sistema POE simplifica muito a instalação, além de permitir uma centralização do controle de dados no switch e alimentação elétrica.

Sarix4

E nível de testes, poderia ser utilizado um cabo cross over para conexão direta da câmera ao computador, de forma a agilizar a conexão e evitar qualquer tipo de problema relacionado a rede. Mas para um teste mais real, utilizamos um Switch Gigabit de 8 portas como ativo de rede, em conjunto com outros equipamentos normais em uma rede local. Como a interface da câmera é 100BaseT, a conexão ficou estabelecida nesta velocidade.

Ao ativar a câmera um cuidado a ser tomado é aguardar até que a inicialização do dispositivo seja finalizada, o que leva em média 2 a 3 minutos. Somente após este período o dispositivo estará totalmente pronto para a conexão e configuração completa. Se tentarmos acessá-la durante a inicialização a conexão provavelmente ficará instável ou inacessível.

A câmera vem de fábrica com um endereço IP local padrão, além de login e senha pré-definidos, conforme indicados abaixo:

Endereço IP:192.168.0.20

Usuário: admin

Senha: admin

Podemos utilizar este endereço IP diretamente no navegador para acessar a câmera, caso nossa rede esteja utilizando esta mesma faixa de rede local (Faixa 192.168.0.X e Máscara de Sub-rede 255.255.255.0). Para isso basta abrir uma janela do navegador e digitar o endereço da câmera na barra de endereços.

Sarix11

Outra maneira de acessar as configurações iniciais da câmera é através do software Pelco Device Utility, que é um aplicativo destinado a localizar a câmera na rede local e permitir um acesso direto as configurações do dispositivo, permitindo definir um endereço IP dentro da faixa utilizada pela rede. O aplicativo é fornecido no CD de instalação, e trata-se de uma ferramenta simples e objetiva que permite a rápida configuração de câmeras IP da Pelco, mesmo para pessoas não habituadas com configuração de redes e IP.

Sarix5

Uma vez iniciado o software de pesquisa de dispositivos, ele irá localizar automaticamente as câmeras Pelco presentes na rede. Caso a câmera seja ativada ou conectada posteriormente basta selecionar a opção “Search Now” para realizar uma nova pesquisa de dispositivos. O Software irá mostrar algumas informações gerais sobre as câmeras encontradas, como versão, modelo, endereço IP, MAC Address e Status atual.

Para acessar a página de configuração da câmera Sarix e ter acesso as configurações basta clicar na opção Connect na linha referente a câmera a ser configurada. É necessário que a câmera esteja on-line com o software, ou seja fazendo parte da mesma rede e esteja devidamente ativada.

A partir deste comando será aberta uma janela do navegador padrão para que sejam digitados o login e senha do usuário, para permitir o acesso as funções completas de configuração e operação da câmera. Além do acesso e localização da câmera, o Pelco Device Utility ainda permite efetuar a atualização de firmware das câmeras, utilizando preferencialmente um Notebook conectado através de um cabo de rede cross over e um no-break alimentando os dispositivos, evitando assim problemas na atualização.

Um diferencial muito interessante da linha Sarix, é o suporte híbrido a sistemas baseados em Microsoft Windows e Apple Mac, tanto no CD de instalação como na interface via Web. Trata-se de um das poucas plataformas de câmeras IP que suportam outros sistemas operacionais nativamente, uma vez que utiliza como base de execução a linguagem JAVA e Codecs da Apple Quick Time.

QuickTime

O Quick Time é um conjunto de Codecs e player avançado produzido inicialmente para alinha Mac da Apple, também suportando o Windows e Linux, sendo utilizado como base para o acesso remoto a imagens da linha Sarix via navegador. Para isso torna-se necessário instalar o aplicativo Apple Quick Time que acompanha o CD de instalação da Câmera.

Por padrão, a câmera está ajustada para um stream de vídeo primário com resolução de 800×608 a 15 IPS com compressão H.264 e banda de 2050Kbps. O stream de vídeo secundário estava configurado para 800×608, a 5 IPS com compressão MJPEG e banda de 1250Kbps. A decodificação do stream H.264 depende do QuickTime versão 7.5.5 ou superior. Através da janela de configuração é possível modificar a configuração dos streams de vídeo, assim como escolher outros codecs de compressão.

Sarix9

Interface de Usuário

A interface padrão da câmera é aberta com o modo de exibição ao vivo. A interface apresenta um layout simples e funcional, disponibilizando as principais funções de forma acessível e bem localizadas. Apresentando na página principal, além da imagem do stream primário o acesso ao modo ao vivo, configurações, ajuda, logoff do usuário, layout de janelas de vídeo, modo de exibição em tela cheia, seleção de stream de vídeo e foto instantânea.

Sarix_Janela_Padrao

A câmera permite o modo de visualização em tela cheia, onde a imagem é ajustada de forma a ser maximizada ocupando toda a área disponível do monitor.

A janela pode ser configurada para exibir múltiplas câmeras através da mesma interface, criando um mosaico virtual a partir de uma das câmeras, facilitando assim a visualização de várias câmeras simultaneamente. Apesar de ser uma característica interessante, não é muito prática, pois permanece dependendo das capacidades do navegador e limitações práticas de uso sem gravação. Em geral é mais simples este tipo de operação, através de um software NVR especializado em gravação e gerenciamento.

 Sarix_MUltiCam

Configurações de Rede

A câmera Sarix apresenta uma interface de configuração bastante amigável, muito similar a maioria das câmeras IP do mercado. Em suas configurações de rede apresenta as opções básicas de atribuição de endereçamento IP estático manualmente o que é a configuração mais recomendada em geral, mas também suportando o endereçamento por DHCP, permitindo ainda a configuração de um nome para uma melhor identificação do dispositivo.

Configuração Geral

A configuração da câmera é dividida em páginas nas quais são agrupadas funções relacionadas ou similares, acessadas a partir de um menu principal disponível em todas as páginas de configuração.

A configuração é divida em SistemaRedeGeração de ImagensTransmissão A/VUsuários e Eventos.

Sarix_Config

Sistema:

Configurações gerais do dispositivo, como nome da câmera, ativação de LEDs, servidor de e-mail, configurações de horário, texto adicional sobre o vídeo, retorno aos padrões de fábrica, informações gerais, etc.

Rede:

Configurações gerais de rede, incluindo modo de endereçamento IP fixo ou DHCP, SSL, Certificados de Segurança, protocolos de segurança, SNMP, etc.

Geração de Imagens:

Permite acessar configurações gerais da imagem, incluindo processamento digital, inversão de imagem, ajustes de nitidez, brilho e contraste, taxa de exposição nos modos dia/noite, ajuste de foco manual ou automático, ajuste de tons, balanço de branco e máscaras de privacidade.

A imagem pode ser ajustada a partir de uma série de controles na configuração de geração de imagens. As definições gerais permitem ajustar a nitidez, contraste e saturação ou ainda configurar para um ajuste automático do DSP.

As outras páginas de configuração permitem controlar a exposição, compensação de luz, foco, balanço de branco, correção de gama, entre outros recursos de imagem definindo as melhores condições de compensação e exibição da imagem. Estas janelas apresentam uma área de vídeo onde é possível visualizar os resultados das alterações antes de aplicar as configurações, além de mostrar gráficos na forma de histograma demonstrando a resposta as configurações.

Transmissão A/V

Permite definir o padrão de configuração dos dois streams de vídeo da câmera, ajustando a resolução, formato de compressão, taxa de quadros, limites de banda de rede, opções de áudio, etc.

Sarix_bitrate

Usuários

Neste submenu estão localizadas as configurações de contas de usuários, direitos de acesso e formato de acesso público da câmera.

Eventos

No submenu eventos estão localizadas as configurações de eventos de alarme, saída de relé, eventos automatizados, processador de eventos, ações de eventos, agendamentos, temporizações, aplicativos analíticos, comportamento e perfil do algoritmo.

Foco Automático de Fundo – Auto Focus Back (ABF)

A função de foco automático, é uma característica muito interessante presente em algumas câmeras profissionais, permitindo que o ajuste de foco seja feito de forma automática ou até mesmo remotamente em caso de câmeras IP. Dessa forma é possível manter uma cena em foco e ajustá-lo conforme as variações do ambiente ou demais necessidades do local, mantendo o foco da imagem sempre o melhor possível. O Foco automático pode ser comandado manualmente pressionando e segurando o botão F da câmera ou também através das páginas de configuração da câmera através do navegador, permitindo que o foco também seja ajustado através de uma conexão remota via internet.

Imagem

A linha Sarix suporta dois codecs de compactação de vídeo H.264 e MJPEG simultaneamente ou seja, pode transmitir dois fluxos de vídeo independentes, característica esta que é muito interessante em conjunto com NVRs e sistemas de gerenciamento permitindo ter um melhor controle do fluxo de rede para a visualização e gravação, priorizando a atividade de maior importância. Na página principal de visualização de imagem, é possível selecionar os perfis padrões dos streams de vídeo, alterando as configurações básicas de cada fluxo.

Desempenho Operacional da Câmera

Nos testes efetuados em bancada, a câmera apresentou um desempenho acima das expectativas, tanto em nível de fidelidade de imagem, quanto em desempenho geral. As imagens obtidas no modo diurno apresentam cores vivas e linhas bem definidas, atestando uma boa resolução mesmo utilizando o modelo de menor resolução da linha Sarix, denominada como resolução Standard.

O desempenho de rede também se demonstrou moderado, seguindo com bastante fidelidade os limites de banda configurados. Apresentando também uma boa estabilidade na taxa de quadros e latência de rede.

Em termos de sensibilidade, sua capacidade de captação de imagens e funcionamento Day/Night chegaram a surpreender nos resultados, obtendo imagens de boa qualidade em condições e iluminação muito baixas. Além disso seu recurso de utilização de filtro móvel, permite a utilização de iluminadores de infravermelho como fontes luminosas alternativas em locais de alta segurança ou em necessidade de maior confiabilidade nas imagens.

A câmera também apresentou um excelente desempenho em aplicações externas, tanto em resposta de cor, quanto em resolução e sensibilidade. Mas especialmente o brilho natural das cores apresentam uma excelente reprodução da cena. Encontramos uma uma certa dificuldade em condições extremas de variação de brilho, sendo necessáriore ajustar as configurações para obter melhores resultados.

Software DS4U

A Pelco está disponibilizando gratuitamente uma licença para o software Digital Sentry Control Point ou simplesmente DS4U para até 4 câmeras. Possibilitando um monitoramento e gravação bastante completos sobre uma plataforma de software de fácil configuração e operação.

Sarix_DS4U

Captura no Modo Day:

Sarix_Day

Captura no Modo Night:

Sarix_Night

Recursos avançados

Gerenciamento deEventos

A linha Sarix suporta funções e eventos automatizados de alarmes, possibilitando a conexão e gravação de imagens em servidores FTP, envio de e-mails, gravação em cartão mini SD, ativação de relé externo, etc. Além das capacidades de integração e operação de algorítimos de análise de vídeo avançados.

Segurança de Rede

As câmera da Sarix suportam uma série de recursos de segurança em rede, incluindo a utilização de certificados de segurança, autenticação em rede, protocolos de segurança e login usando SSH (Secure Shell).

Plataforma Endura

A Pelco disponibiliza uma plataforma avançada de gerenciamento e gravação de imagens, totalmente voltada para a operação avançada com um número elevado de câmeras Sarix, gerenciando os recursos operacionais das câmeras, obtendo imagens de alta qualidade, administrando os recursos avançados da câmeras, utilizando uma estrutura de hardware de alto desempenho e confiabilidade. A plataforma Endura possui todos os recursos necessários para visualização, gerenciamento, supervisão e gravação de imagens a partir das câmeras Sarix, possibilitando o gerenciamento de projetos de alta capacidade para sistemas com número elevado de câmeras.

Conclusões

A entrada da Pelco no mercado de vídeo sobre IP tem um impacto muito positivo, pois permite trazer sua bagagem de conhecimento e tecnologia de CFTV avançados além de conhecimento em aplicações de grande porte, aplicando todo esse conhecimento as tecnologias e estruturas de rede. Cada vez mais o vídeo sobre IP e a a tecnologia de redes tornam-se uma realidade para aplicações de alto nível de qualidade, deixando para trás a maioria das limitações e dos sistemas analógicos e centralizados.

Obviamente produtos deste porte e nível de qualidade não são tão competitivos em nível de preço, mas sua aplicação garante resultados e desempenho tão positivos que justificam seu investimento, principalmente em aplicações de médio e grande porte, em soluções empresariais ou em aplicações de alto padrão. Se você está procurando uma linha de câmeras de alta qualidade e desempenho a linha Sarix é uma excelente solução.

Assista o Vídeo da Linha Sarix

Agradecimentos

A câmera utilizada nos testes foi gentilmente cedida pelo Grupo Policom, agradecemos principalmente ao Anderson Luis Carvalho e ao pessoal da Policom RS. Se você gostou da câmera dê uma olhada na linha de produtos do grupo Policom em www.grupopolicom.com.br.

Grupo Policom

Referências

http://www.grupopolicom.com.br/

http://www.grupopolicom.com.br/Polico … C=19&idS=6&vForm=

http://www.pelco.com/sites/global/en/ … deo-gallery/sarix-id.page

http://www.youtube.com/watch?feature= … ilepage&v=ukX6FoyF55I

http://www.networkwebcams.com/ip-came … pixel-ip-security-camera/

http://www.pelco.com/sites/global/en/ … mera-solutions/sarix.page

http://www.pelco.com/sites/global/en/ … ery/sarix-comparison.page

Documentação SarixPDF da Pelco

Portal www.pelco.com

 

Se desejar obter maiores informações sobre dispositivos, projetos, aplicações e tecnologias IoT, entre em contato comigo através do e-mail marcelo@guiadocftv.com.br, terei o maior prazer em compartilhar meu conhecimento e trocar informações.

 

Engº Marcelo Peres 

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Quer utilizar o artigo? Dê os créditos ao autor citando a fonte e publicando o link.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.