O que é CFTV

Listen to this article

CFTV é um sistema de monitoramento que concentra sinais provenientes de dispositivos opto eletrônicos posicionados em locais de supervisão estrategicamente pré-determinados, possibilitando a visualização, gravação e acompanhamento de ambientes locais ou remotos. Atualmente os sistemas de CFTV também são denominados sistemas de Videomonitoramento ou sistemas de videovigilância.

Conceito de CFTV

A principio o termo CFTV, é a abreviatura de Circuito Fechado de Televisão, (Traduzido do termo em Inglês Closed Circuit TeleVision ou simplesmente CCTV), surgiu da utilização das tecnologias de vídeo desenvolvidas para a televisão e cinema para aplicações de monitoramento e pesquisa, sendo uma de suas principais utilização o acompanhamento dos processos de segurança física e proteção.

CFTV - Circuito Fechado de Televisão
CFTV – Circuito Fechado de Televisão

Os sistemas de CFTV atualmente utilizam câmeras especializadas, acessórios de instalação, cabos, fibras óticas, transmissores/receptores sem fio, redes de computadores, processadores e gravadores de vídeo como DVRs, NVRs, Placas de Captura, sistemas de gerenciamento, sistemas IP, monitores e painéis videowall para visualizar as imagens.

Inicialmente os sistemas de CFTV surgiram como uma aplicação especializada dos sistemas de televisão de difusão com o objetivo de cobrir as necessidades de segurança inerentes ao ser humano. Nesta busca por proteção e segurança têm sido desenvolvidas e aplicadas inúmeras tecnologias e sistemas que otimizam processos, detectam presença, intrusões e acessos, identificam pessoas, gravam imagens.

Por outro lado, a expressão circuito fechado significa que as permissões de acesso e visualização das imagens é restrita a locais e pessoas autorizadas. Sua aplicação normalmente está restrita a redes privativas destinadas a fornecer a comunicação entre os locais protegidos e ambientes de visualização e controle. Através das tecnologias de videomonitoramento e podemos visualizar a distância locais externos ou áreas de proteção específicas, provendo dessa forma a prevenção de invasões, proteção física ou de valores, entre outros.

Atualmente os sistemas de CFTV são empregados nas mais diversas aplicações seja de segurança física, planejamento, marketing, estudo, pesquisa, acompanhamento, avaliação comportamental, proteção de pessoas, proteção de bens e propriedades, mídia digital, propaganda, noticias, acompanhamento de tráfego e transito em rodovias, verificação de multidões e aglomerações, entre diversas outras.

Evolução do CFTV

Com o aumento gradativo da aplicação dos sistemas de CFTV, a indústria de segurança tem obtido avanços consideráveis, produzindo linhas completas de equipamentos como DVRs, NVRs, placas de captura, câmeras especializadas, servidores de vídeo, câmeras térmicas, iluminadores infravermelho, PTZs, speed-domes, câmeras com inteligência artificial, sistemas de leitura de placa (LPR), sistemas de reconhecimento facial, análise de vídeo, sistemas em nuvem, sistemas autônomos, etc.

Um dos pontos mais importantes da evolução dos sistemas de CFTV é a evolução na qualidade de imagem. Atualmente, os sistemas de CFTV apresentam resoluções de imagem megapixel muito altas como HD, Full HD, 4K e 8K, além disso outras características da evolução são a redução de interferências, melhoria de estabilidade de imagem, melhor resposta de cores, maior sensibilidade das câmeras para obtenção de imagens com baixa iluminação, etc. Do mesmo modo, possibilitam uma capacidade de gravação por longos períodos, capacidade de transmissão via streamming de vídeo para qualquer lugar, facilidade de acesso, entre muitas outras características que tornam os sistemas de CFTV muito mais eficientes e confiáveis.

Diagrama de CFTV Avançado
Diagrama de CFTV Avançado

Da mesma forma, os desenvolvimentos mais recentes incluem câmeras IP, Megapixel, HD, servidores de vídeo que utilizam a Internet para vigilância remota, com gravação através dos NVRs, storages, além de DVRs e placas híbridas que são gravadores digitais que permitem a gravação diversas câmeras analógicas e IP.

Conclusões

Além disso, os sistemas de CFTV possibilitam também a gravação e acesso via nuvem, inteligencia artificial, analíticos avançados de vídeo, leitura de placas, Internet das coisas, equipamentos com inteligência no processamento e análise, além de diversos outros refinamentos e recursos, a partir de imagens de câmeras analógicas e câmeras IP, utilizando estruturas de redes de dados e recursos atuais.

Para concluir, podemos afirmar que os sistemas de CFTV já fazem parte do nosso dia a dia e são tecnologias importantíssimas para a segurança física de pessoas, empresas e governos pois são ferramentas indispensáveis para o acompanhamento de eventos ao vivo, revisão de gravações, coleta de provas e planejamento estratégico de ações de desenvolvimento e proteção.

Outros Conteúdos Sobre CFTV

Veja também o conceito de CFTV na Wikipedia

Veja nossos outros artigos sobre Circuito Fechado de Televisão

Quer conhecer os principais termos relacionados a sistemas de CFTV acesse nosso Glossário de Termos.

 

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.