Para que serve o ONVIF?

Listen to this article

O padrão de interoperabilidade ONVIF é uma das tecnologias que permite a comunicação entre diferentes marcas e fabricantes de sistemas de gerenciamento, VMS, gravadores de vídeo em rede, câmeras de videomonitoramento IP (CFTV – circuito fechado de Televisão), dispositivos de controle de acesso, dispositivos de alarme, analíticos, codificadores de vídeo, entre outros.

O padrão ONVIF possibilita a comunicação entre diferentes marcas de gravadores de vídeo em rede, VMS e câmeras de CFTV IP.

O protocolo ONVIF (Open Network Video Interface Forum) foi desenvolvido por um consórcio de empresas líderes em tecnologia de vigilância por vídeo em rede, com o objetivo de criar um padrão aberto e interconectável para sistemas de segurança baseados em IP. O protocolo foi lançado em 2008 e, desde então, tornou-se um padrão global para a indústria de segurança.

Uma das principais vantagens do protocolo ONVIF é a sua capacidade de interoperabilidade. Isso significa que equipamentos de diferentes marcas podem se comunicar e funcionar juntos de forma eficiente, independentemente da fabricante ou do modelo. Antes da adoção do ONVIF, as soluções de segurança eram baseadas em protocolos proprietários, o que tornava difícil a integração entre diferentes sistemas.

O ONVIF também define um conjunto de perfis que especificam como os dispositivos de segurança devem se comportar em relação a recursos específicos, como codificação de vídeo, áudio, controle de PTZ, analíticos de vídeo, controle de acesso e detecção de movimento. Isso garante que os equipamentos que suportam o mesmo perfil sejam compatíveis entre si, o que facilita a escolha e a integração de diferentes dispositivos de segurança.

Outra vantagem do protocolo ONVIF é a sua flexibilidade. Os equipamentos compatíveis com ONVIF podem ser facilmente integrados a sistemas já existentes ou combinados com outros dispositivos de diferentes marcas, o que torna possível criar soluções personalizadas e adaptáveis às necessidades específicas do ambiente.

Em resumo, o protocolo ONVIF é uma tecnologia que padroniza a comunicação entre diferentes dispositivos de segurança baseados em IP, permitindo a interoperabilidade entre equipamentos de diferentes marcas e a criação de soluções flexíveis e escaláveis para garantir a segurança do ambiente.

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Por favor avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.