HDs de 30 TB estarão disponíveis em breve, segundo a Western Digital

Listen to this article

Em evento realizado nesta semana, a Western Digital deu mais detalhes sobre suas estratégias para o futuro. Entre elas, está o lançamento de um novo modelo de HD, que pode chegar a até 30 TB de armazenamento disponível.

A companhia pretende alcançar esse objetivo por meio de uma nova tecnologia de gravação magnética assitida por calor (Heat-Assisted Magnetic Recording, ou HAMR), além do já conhecido sistema OptiNAND que adiciona um drive iNAND incorporado para aumentar a performance, confiabilidade e capacidade geral.

Ainda não existe uma previsão concreta em relação a quando serão lançados os novos HDs de 30 TB, mas para isso será necessário aumentar a proporção de área por capacidade em cerca de 36%, um acréscimo bastante expressivo em comparação com o que já é visto atualmente. A Western Digital acredita que a popularidade do disco rígido não deverá ser reduzida nos próximos anos, então vale a pena investir nessa tecnologia, especialmente para servidoes e outros usos empresariais.

Algo que causou surpresa entre os especialistas da área é o fato de que a Western Digital não citou uma possível implementação do sistema de gravação magnética assistida por microondas (Microwave-Assisted Magnetic Recording, ou MAMR), tecnologia exaltada pela companhia nos últimos anos, e que permitiria a construção de componentes de até 40 TB. Com isso, espera-se que a marca permanecerá com a gravação magnética perpendiular assistida por energia (energy-assisted Perpendicular Magnetic Recording, ou ePMR), técnica utilizada nos atuais modelos Ultrastar DC HC560 e WD Gold, ambos de 20 TB.

De acordo com executivos da Western Digital, a marca deverá apresentar novos HDDs de 22 TB em breve. Os produtos oferecidos atualmente pela companhia são compostos por até nove travessas integradas, em que cada uma traz uma capacidade de 2,2 TB — ou seja, com um total de 19,8 TB. Porém, a companhia já teria a tecnologia suficiente para adicionar uma décima travessa, permitindo um espaço total próximo do que foi estimado.

Mesmo que o lançamento dos componentes de 22 TB esteja próximo, não foi divulgada uma data específica para apresentação ou início das vendas do produto. Também não é conhecido o preço sugerido dos novos HDs.

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.