Balun

« Back to Glossary Index

“Balanced to Unbalanced” Conversor de sinal destinado a converter o modo de transmissão de balanceado para desbalanceado ou vice-versa. Em sistemas de CFTV geralmente é aplicado na conversão do sinal de vídeo composto padrão trafegando em cabo coaxial com impedância característica de 75 ohms para cabos de par trançado (Cabo de Rede) Categoria 5E ou superior com impedância característica de 100 ohms.

Em geral define um dispositivo denominado Balun ou conversor de par trançado, que é utilizado para equalizar ou transformar o sinal de um sistema desbalanceado para um sistema balanceado, ou vice-versa.

Existem os baluns passivos que são na realidade transceptores pois podem ser utilizados como transmissores ou como receptores, caracterizados como casadores de impedância e definidos como passivos por não adicionarem nenhum ganho ou amplificação ao sinal. Além dos baluns passivos existem os conversores de par trançado ativos que além de adaptarem o modo de transmissão e efetuarem o casamento de impedâncias, também realizam a amplificação e equalização dos sinais.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.