Câmera flagra meteoro passando pelo céu de Sorocaba

Listen to this article

A passagem de um meteoro pelo céu de Sorocaba, interior de SP, na noite deste domingo (14) foi registrada por câmeras operadas por membros da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, a Bramon que sem fins lucrativos e mantida por voluntários e apoiadores, a organização tem como missão desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos à comunidade.

O registro foi feito por Marco Antonio Centurion Medeiros, professor e físico de 29 anos que estava operando as câmeras da estação de monitoramento do céu no Clube de Astronomia Centauri, que fica em Sorocaba. A passagem do meteoro durou quatro segundos, e ele riscou o céu brilhando com grande intensidade antes de desaparecer. Isto pode ser indício de que ele caiu não muito longe do local da estação.

“Muitas pessoas disseram também terem visto a olho nu o momento da queda. Já peguei outros meteoros brilhantes assim antes, mas são mais raros. Estou operando as minhas estações há uns seis meses e este foi o terceiro com essa intensidade”, afirmou Medeiros em declaração ao G1.

Meteoro à luz do dia

Por volta das 16h de 2 de janeiro, moradores da região centro-sul da Bahia, em cidades como Brumado, Cristalândia, Dom Basílio e outras, se assustaram com um forte estrondo vindo do céu. Segundo a Bramon, o fenômeno foi causado por um bólido diurno. Bólido é o nome dado a um meteoro que se incendia ao entrar na atmosfera, gerando um rastro brilhante no céu.

“Não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que o flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 [satélite meteorológico] foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”.

Na época, os pesquisadores não conseguiram detectar a trajetória do meteoro. “Pelo que já temos, podemos concluir que a velocidade dele foi de pelo menos 65 mil km/h. Ao que tudo indica, foi provocado por uma rocha espacial com tamanho mediano, entre 30 e 80 cm com massa de até uma tonelada. Mas isso é uma estimativa. Ainda não temos dados suficientes para cálculos mais precisos”, disse Marcelo Zurita, diretor técnico do Bramon.

 

João Marcelo

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.