Animação ensina a crianças como se defenderem dos perigos da internet

Listen to this article

Com a Internet ocupando cada vez um papel mais importante no dia a dia dos brasileiros, é necessário prestar atenção em como as crianças e adolescentes utilizam essa ferramenta, visando principalmente uma experiência mais segura para eles no ambiente virtual.

Afinal, segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, a internet já está presente na vida de cerca de 89% dos brasileiros entre 9 e 17 anos, e cerca de 49% das crianças tem a primeira interação com um ambiente online antes de completar seis anos, segundo um levantamento da Kaspersky – tudo isso se intensificando mais em um cenário em que, por conta da pandemia e do isolamento social obrigatório, a rede virou necessária também em ocasiões como escola e interações com colegas.

Só que junto desse aumento no uso vem os problemas de segurança, como compartilhamento de imagens e informações pessoais, as tentativas de grooming (prática em que adultos buscam estabelecer uma relação de confiança com as crianças e adolescentes a fim de manipular, chantagear e/ou ameaçar para conseguir favores sexuais) e também de respeito as faixas etárias sugeridas para certos ambientes ou jogos virtuais.

É nesse contexto que a campanha Defenda-se, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), do Grupo Marista, está lançando uma animação temática sobre Autodefesa e Segurança Online. No vídeo, personagens infantis demonstram atitudes preventivas para situações que podem levar a potenciais riscos de violência sexual online – coincidindo seu lançamento com a semana do dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na animação, que pode ser assistida acima, os personagens mostram para as crianças e adolescente problemas sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outras situações online arriscadas, visando proteger essa parcela da população contra esses problemas tão severos encontrados na internet.

Por fim, a animação focada em autodefesa das crianças também conta com uma mensagem para pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e monitorar o acesso, explicada por Cecília Landarin Heleno, responsável pela campanha Defenda-se: “Não é responsabilidade da criança ou do adolescente se proteger. A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecem que isso é dever da família, sociedade e Estado. Falar em autodefesa não significa que a criança irá se proteger sozinha, mas que será oferecida-lhe informações para conhecer o próprio corpo e sentimentos, entender relações de afeto, ter repertório de como agir em situações com potencial de risco e dificultar a ação de agressores”.

 

 

Origem: Canaltech.
João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.