Saiba como descobrir se seu celular tem um spyware

Listen to this article

Telefones celulares estão cada vez mais vulneráveis a riscos provenientes de ameaças virtuais, como ataques de phishing e malwares. Um pouco abaixo do radar, porém, estão os spywares e stalkerwares, que são conhecidos popularmente como aplicativos espiões. Saiba como descobrir se um desses agentes maliciosos está rastreando suas atividades e coletando seus dados.

Aplicativos espiões não recebem esse nome por acaso, assim como os agentes que trabalham em agências de inteligência, como CIA, esses softwares são projetados para estarem muito bem escondidos. Porém, existem alguns métodos que permitem saber se algum deles foi ou está instalado em seu smartphone, principalmente se ele tiver o sistema operacional Android.

Como encontrar um spyware no celular

Spywares costumam causar alguns problemas de desempenho nos dispositivos, como travamentos e lentidão. Portanto, caso seu smartphone comece a apresentar algum desses sinais de forma repentina, convém desconfiar. O mesmo vale para a bateria, se havia um consumo regular, mas que, de uma hora para outra, se intensificou, pode ser sinal de que um aplicativo espião esteja instalado.

A temperatura do telefone também pode ser um sinal de maior consumo de energia provocado por um aplicativo espião instalado nele. Portanto, se seu dispositivo começar a esquentar demais pode ser um sinal de alerta. Vale lembrar que outros problemas podem ocasionar esses mesmos sinais, porém, se esses comportamentos aparecerem de repente e juntos, cabe a desconfiança.

Se verificar esses sinais, cabe fazer um pente fino nos aplicativos instalados no smartphone. Para isso, no Android, acesse as configurações do sistema e verifique se há ali algum app que você não se lembra de ter instalado. Caso encontre algum, pesquise pelo nome no Google para checar se não se trata de um app do sistema ou da fabricante do aparelho. Caso não seja, temos aí um mau sinal.

Como remover um spyware do celular

Se encontrar algo estranho, vale fazer uma varredura com um aplicativo antivírus confiável, que deve encontrar e remover o aplicativo espião do aparelho. Uma outra opção é tentar a remoção manual, mas pesquise bem antes de apagar um app, para garantir que não está removendo um aplicativo do sistema ou da fabricante do aparelho. Outra opção é restaurar as configurações de fábrica.

Em dispositivos da Apple, com sistema iOS, é mais raro que sejam instalados aplicativos espiões, já que a criação de softwares para aparelhos da marca da maçã é mais complexa e burocrática do que para os sistemas do Google. Porém, o sistema não é inviolável, e as mesmas recomendações que servem para o Android, também valem para o iPhone.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.