Atualize aeroportos com análise de vídeo à medida que as viagens são retomadas

Listen to this article

Os aeroportos tiveram um aumento maciço de viajantes nos últimos meses, à medida que os países em todo o mundo relaxaram as normas de viagem e o medo do COVID-19 diminuiu. De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o tráfego total em agosto de 2022 (medido em receita por passageiros-quilômetro) aumentou 67,7% em comparação com agosto de 2021.

O tráfego doméstico em agosto de 2022 aumentou 26,5% ano a ano. O tráfego internacional aumentou 115,6% em relação a agosto de 2021, com as companhias aéreas da Ásia apresentando as maiores taxas de crescimento ano a ano. 

Mas, à medida que as viagens são retomadas, as soluções de segurança tradicionais não são mais adequadas para atender aos requisitos e demandas em constante mudança. É aqui que as soluções analíticas de vídeo se tornam importantes. Este artigo explora algumas das áreas críticas em aeroportos que podem se beneficiar da análise de vídeo. 

Controle de multidão

À medida que o tráfego aéreo aumenta, a preocupação mais aparente é o gerenciamento de multidões. Isso começa na entrada e vai até os pontos de embarque dos voos. A administração do aeroporto deve sempre estar ciente das áreas onde as multidões se reúnem e garantir medidas que permitam a fácil circulação de pessoas. 

Esforços semelhantes são necessários para gerenciar filas ou filas de pessoas. Isso pode ser em frente aos balcões de check-in, verificações de segurança, balcões de imigração ou pontos de embarque. A análise de vídeo pode detectar comprimentos de fila e otimizá-los. 

gestão de estacionamento

Os aeroportos costumam ter grandes estacionamentos, e gerenciá-los manualmente exigiria vários funcionários. Com a análise, você pode saber instantaneamente onde os espaços vagos estão disponíveis e direcionar os veículos que chegam a esses locais. A tecnologia também pode ajudar a reconhecer estacionamentos descuidados e violações, como ocupar ilegalmente uma vaga de estacionamento para deficientes. 

Recursos como ANPR também são úteis no gerenciamento de veículos nesses estacionamentos. A ANPR pode reconhecer ou rastrear veículos específicos e executá-los em listas de agências de segurança. A tecnologia também pode ser útil se integrada a pagamentos para transações sem dinheiro. 

Detecção de intruso

Este é um aspecto fundamental da proteção de qualquer site. Nos aeroportos, a detecção de intrusos é mais crítica do que muitas outras coisas devido ao alto risco de ameaças terroristas. Tradicionalmente, os guardas tinham que patrulhar pessoalmente todos os cantos do aeroporto para garantir a proteção contra intrusos. 

Mas agora, a análise de vídeo pode alertar as autoridades sempre que uma intrusão é detectada. Em um white paper, a Axis Communications apontou que uma combinação de câmeras de vigilância por vídeo e soluções de software de detecção de movimento expandiu os recursos de proteção de perímetro para abranger desde detecção simples até análise de intrusão complexa. 

“Um exemplo são as câmeras térmicas (ou infravermelhas), que, aliadas a um software de análise de vídeo, podem proteger uma área a qualquer hora do dia, independentemente das condições de iluminação,” o papel  lido. “Isso é perfeito para aeródromos, pois não interferem com os equipamentos do Gerenciamento de Tráfego Aéreo, mas também respeitam as restrições de instalação: instalação em cercas existentes, edifícios ou mesmo dentro da zona aerodinâmica.”

Objetos desacompanhados

A bagagem desacompanhada geralmente representa uma ameaça, pois pode fazer parte de um ataque terrorista. As pessoas também podem deixar suas malas, bolsas e outros itens de valor por engano. Em ambos os cenários, é essencial que os agentes de segurança tenham a capacidade de rastrear essas coisas. 

A análise de vídeo pode ajudar nisso, detectando itens deixados e alertando as autoridades sobre sua localização imediatamente. O pessoal de segurança pode decidir o melhor curso de ação, dependendo dos dados analíticos que recebem. 

Pistas mais seguras 

O uso de análises não se limita ao lado terrestre dos aeroportos. Garantir que as pistas permaneçam seguras é um trabalho importante para os sistemas de vigilância. Qualquer obstrução ou objeto indesejado nas pistas pode resultar em resultados devastadores. 

Mas o monitoramento manual de espaços tão grandes é um desafio. As soluções analíticas habilitadas para IA podem detectar instantaneamente anomalias ou quaisquer objetos indesejados e alertar as autoridades. 

“Operações mais seguras nas pistas são essenciais para voos melhores”, explica a empresa de análise  CronJ em um post. “Para isso, as pistas devem ser mantidas livres de riscos. Mas o monitoramento manual com sistemas de gerenciamento de vídeo tradicionais pode levar a resultados infrutíferos. Mas o software de análise de vídeo pode fazer isso! Como dito antes, uma única câmera pode inspecionar longas pistas. Essas câmeras usam a inspeção óptica para detectar objetos. Além disso, os algoritmos de ML determinam se esses objetos representam perigos. Se qualquer criatura ou item perigoso for detectado na pista, as autoridades recebem um alerta instantaneamente.”

Análise de vídeo inevitável para o futuro 

As soluções de análise de vídeo são uma excelente opção para transformar os sistemas de segurança de reativos em proativos. Eles permitem que os clientes obtenham mais valor de seus investimentos por meio de melhor proteção e insights acionáveis. 

O melhor é que os algoritmos estão cada vez melhores, oferecendo mais precisão e recursos em um ritmo mais rápido. Usando IA e ML, as soluções de software podem se tornar mais intuitivas e garantir melhor proteção. Em suma, a análise de vídeo será uma parte inevitável dos aeroportos no futuro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para notícias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.