5G e segurança, a aposta do aeroporto internacional brasileiro

Listen to this article

Um centro de inovação que entrará em operação em 2023 é a aposta do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para a implantação do 5G como conectividade pioneira para otimizar suas operações, incluindo segurança, logística e mobilidade, gerando menores custos e maior eficiência operacional.

A aposta é ter um aeroporto verde, estrategicamente localizado no coração do país, uma hora de voo para 70% do PIB nacional e um verdadeiro hub de conexões para 50 destinos brasileiros, baseado em dois pilares intrínsecos: inovação e sustentabilidade.

Esse é o perfil do terminal que está consolidando o conceito de aeroporto inteligente no Brasil com o pioneirismo da tecnologia 5G, além da banda celular. O foco da transformação em um aeroporto inteligente é a conectividade com fluidez na experiência do passageiro, alto desempenho operacional, segurança, garantia de eficiência e confiabilidade.

A iniciativa, possibilitada pela sinergia com empresas e entidades âncoras de relevância nacional, em busca da inovação colaborativa, orienta a criação do projeto do primeiro Centro de Inovação do país, que deve entrar em operação no aeroporto em 2023.” Temos uma minicidade instalada em nosso terminal, com diversos serviços como estacionamento, lojas, logística de cargas, segurança e uma estação de tratamento de efluentes, por onde passam cerca de 40 mil pessoas todos os dias”, revela o diretor geral do BH Airport, Kléber Meira. “Para se ter uma ideia da importância desse indicador, dos 853 municípios mineiros, 89% têm menos de 40 mil habitantes”, explica.

“Nosso objetivo é consolidar o conceito de aeroporto inteligente conectado ao ambiente de cidade inteligente, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança”, reforça Kleber Meira. Nesse cenário, o terminal mineiro assume o papel de piloto de testes, abrindo espaço para se configurar como um grande campo de testes, em um ecossistema propício à inovação, conectando empresas, startups e universidades ao aeroporto, que se configura como pano de fundo para esse ambiente se apresentando como uma mini cidade”, complementa.

O Centro de Inovação ficará localizado no segundo andar do aeroporto. Nesse potencial laboratório tecnológico, a inovação deixa de ser um diferencial e passa a ser uma ferramenta estratégica, focada na melhoria do desempenho do aeroporto e da jornada do passageiro, com a consequente redução de custos.

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para notícias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.