Google trabalha em nova IA para superar o ChatGPT

Listen to this article

O Google Deepmind, divisão de inteligência artificial da empresa, está desenvolvendo um sistema para bater de frente com o ChatGPT ou até superá-lo.

O cofundador e CEO da DeepMind, Demis Hassabis, disse em entrevista à Wired que, “se feito corretamente”, o sistema chamado de Gemini será a tecnologia “mais benéfica para a humanidade de todos os tempos“.

Qual será o diferencial do Gemini?

  • O Gemini será um grande modelo de linguagem (LLM) para texto semelhante ao GPT-4 que alimenta o chatbot da OpenAI.
  • De acordo com Demis Hassabis, o Gemini combinará a tecnologia do LLM com as técnicas usadas no AlphaGo, programa de IA da DeepMind que conseguiu derrotar o jogador Lee Sedol, um dos melhores jogadores de Go (um jogo de tabuleiro) do mundo.
  • O diferencial do AlphaGo é que ele é baseado na técnica de aprendizado por reforço, ou tentativa e erro, em que o software é apresentado para problemas complexos e a IA recebe feedbacks sobre suas falhas para melhorar seu desempenho.

Em um alto nível, você pode pensar no Gemini como uma combinação de alguns dos pontos fortes dos sistemas do tipo AlphaGo com os incríveis recursos de linguagem dos modelos grandes. Também temos algumas inovações que serão bastante interessantes.

Demis Hassabis, cofundador e CEO da DeepMind.

Na entrevista, Hassabis também disse que um dos maiores desafios atuais é determinar quais os riscos de uma IA.

Acho que mais pesquisas de campo precisam ser feitas – com muita urgência – em coisas como testes de avaliação. Eu adoraria ver a academia ter acesso antecipado a esses modelos.

Demis Hassabis, cofundador e CEO da DeepMind.

Google e DeepMind

  • O DeepMind foi comprado pelo Google por US$500 milhões após demonstrar resultados impressionantes com seus softwares de IA;
  • Após a aquisição, as equipes do DeepMind e do Google Brain passaram a trabalhar juntas;
  • Em abril, com os esforços do Google em fornecer novos produtos de IA, as equipes do DeepMind e do Google Brain se uniram em uma nova divisão chamada Google DeepMind, atualmente responsável pelo desenvolvimento do Gemini e outros projetos.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.