IA: Meta e OpenAI irão responder por violação de direitos autorais

Listen to this article

O uso da inteligência artificial voltou a ser tema de disputas na justiça do Estados Unidos. A comediante e atriz Sarah Silverman abriu um processo contra a Meta e a OpenAI por violação de direitos autorais.

A artista alega que o Large Language Model Meta AI (LLaMA), modelo de linguagem lançado pela Meta, e o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial da OpenAI, foram treinadas ilegalmente utilizando trechos de um de seus livros.

O processo também representa as reclamações dos escritores Christopher Golden e Richard Kadrey, que alegam que a IA apresentou resumos copiados integralmente de livros da autoria deles. A ação tramita em San Francisco, na Califórnia.

Trechos integralmente copiados pela IA

  • Os advogados da acusação apresentaram trechos que teriam sido totalmente copiados de três publicações: The Bedwetter (de Silverman), Sandman Slim (Kadrey) e Ararat (Golden).
  • Ao pedir resumos dos livros no ChatGPT ou no LLaMA, as ferramentas simplesmente disponibilizam partes inteiras escritas pelos autores.
  • Os dados, segundo o processo aberto, foram adquiridos do Library Genesis, um motor de busca de livros e artigos científicos, do Z-Library, ThePile e Bibliotik, que disponibiliza livros para download por torrent.
  • Eles são repositórios de publicações que oferecem gratuitamente conteúdos autorais que muitas vezes não estão mais disponíveis nas lojas.
  • Apesar disso, contam com obras com direitos autorais cujo download é ilegal.
  • Os três autores afirmam que “não consentiram com o uso de seus livros protegidos por direitos autorais como material de treinamento”.
  • O processo ainda acusa Meta e OpenAI de negligência, enriquecimento ilícito e concorrência desleal, dentre outras coisas.
  • As empresas ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Caso não é “isolado”

  • A justiça de São Francisco também irá avaliar uma ação de dois escritores norte-americanos contra a OpenAI.
  • Paul Tremblay, autor de The Cabin at the End of the World (A Cabana no Fim do Mundo), e Mona Awad, autora de 13 Ways of Looking at a Fat Girl (13 Maneiras de Olhar Para uma Garota Gorda) alegam que seus livros foram usados no treinamento do ChatGPT.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.