China acusa inteligência dos EUA por ataque cibernético em Wuhan

Listen to this article

Um novo caso aumenta as tensões entre China e Estados Unidos. O governo chinês acusou os americanos de realizarem um ataque cibernético contra uma instalação de Wuhan. De acordo com Pequim, hackers apoiados pela Casa Branca tentaram roubar dados sobre a segurança nacional da China.

Ataque cibernético

  • O ataque aconteceu em 26 de julho deste ano e teve como alvo o Centro de Monitoramento de Terremotos de Wuhan.
  • Segundo o governo chinês, ele foi arquitetado por agências de inteligência dos Estados Unidos, e contou com o uso de um malware “muito complexo”.
  • O Departamento Municipal de Gerenciamento de Emergências de Wuhan informou que os americanos tentaram roubar informações sobre instalações militares de defesa, que são levadas em conta na determinação da intensidade sísmica de terremotos.
  • Uma investigação realizada pelas autoridades da China descobriu um “software malicioso que exibe características das agências de inteligência dos EUA”, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (14).

China alerta para riscos à população

  • Pequim lembrou que os ataques cibernéticos podem danificar os sistemas de monitoramento de terremotos, tornando-os ineficazes em fornecer dados precisos no caso de tremores, ou podem levá-los a disparar alarmes falsos.
  • Essa situação, dizem os chineses, pode colocar em risco à população do país, conforme noticiado no portal ZDNet.
  • “As agências de inteligência dos EUA não apenas coletam ativamente várias informações de sinal, mas também há muito tempo obtêm dados abrangentes de sensoriamento remoto e telemetria de outros países como inteligência estratégica por vários meios”, disse Xiao Xinguang, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e também arquiteto-chefe de software da fornecedora local de antivírus Antiy Labs.
  • O governo dos Estados Unidos não se pronunciou oficialmente sobre as acusações chinesas, se limitando a dizer que: “a China quase certamente é capaz de lançar ataques cibernéticos que podem interromper serviços de infraestrutura crítica dentro dos Estados Unidos, incluindo contra oleodutos e gasodutos e sistemas ferroviários”.

EUA também já foram alvos de ataques hackers

  • Ataques hackers têm deixado as autoridades dos Estados Unidos em alerta.
  • Em um dos últimos casos o embaixador do país na China teve seu e-mail invadido e centenas de milhares de informações da Casa Branca foram comprometidas.
  • O grupo hacker conseguiram acesso aos e-mails de cerca de 25 organizações, incluindo pelo menos duas agências do governo dos Estados Unidos, após uma falha no sistema da Microsoft.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.